Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2914
Título: A relação dos pais com o ensino pré-escolar: representações e envolvimento no jardim-de-infância dos seus filhos
Autor: Pereira, Selma Marisa Arruda
Orientador: Diogo, Ana Matias
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Jardim-de-Infância
Relação Escola-Família
Data de Defesa: 12-Nov-2010
Citação: Pereira, Selma Marisa Arruda. "A relação dos pais com o ensino pré-escolar: representações e envolvimento no jardim-de-infância dos seus filhos". 2010. 125, XXII p.. (Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação: Contextos Educativos) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2010.
Resumo: A presente investigação surge, em primeiro lugar do meu interesse pessoal pelo ensino pré-escolar, uma vez que sou educadora de infância. Por outro lado, o interesse pelo contexto educativo da escola, suscitado pelas inovações que na actualidade assumem um lugar de progressiva relevância. A estas juntou-se o nosso interesse pessoal, enquanto membro de uma comunidade educativa em progressivo crescimento e mudança. Este estudo situa-se no âmbito da relação dos pais com o ensino pré-escolar e pretende estudar quer as suas representações e expectativas acerca do jardim-de-infância, quer o seu envolvimento e participação na educação pré-escolar dos filhos. Atendendo a todas as alterações que a nossa sociedade tem vindo a sofrer, bem como as alterações ao nível da organização, torna-se pertinente perceber, por um lado, qual a posição que os pais têm, actualmente, sobre os objectivos e o papel que atribuem à educação e à Escola e, em particular, à escola dos seus educandos, sobretudo ao nível do jardim-de- infância; por outro, como é que as representações e expectativas dos pais se reflectem na forma como se envolvem e participam neste estabelecimento de ensino e perceber qual a influência da classe social nos pais e seu modo de agir e pensar. Esta investigação envolveu um estudo de natureza quantitativa, com o recurso ao uso do inquérito por questionário Foram inquiridos 106 pais, pertencentes a três estabelecimentos escolares da ilha de São Miguel, com composições sociais diferentes: um do concelho de Ponta Delgada e dois do concelho de Vila Franca do Campo. Na verdade, constatamos que as expectativas dos pais integram preocupações de várias ordens, mas sobretudo, o acompanhamento diário e a promoção da socialização dos seus filhos. Conclui-se, ainda que, as estratégias educativas das famílias se diferenciam consoante a condição social das mesmas e aquando da entrada da criança no jardim-de-infância. Por outro lado, reconhecem a importância da relação escola-família, na medida em que a consideram desejável, gerida de acordo com as suas disponibilidades, reforçando a pertinência das dinâmicas de participação e envolvimento na escola e considerando as reuniões de pais os locais apropriados para se fazerem ouvir. Vemos, portanto, que as famílias não podem ser consideradas como um bloco único na questão do envolvimento familiar com a escola. Esta questão carrega em si múltiplos factores que não podem ser negligenciados.
ABSTRACT: The current investigation emerges, in the first place, from my personal interest in pre- school education as a kindergarten teacher. On the other hand, it comes from the interest in the educational context of school, aroused by the innovations that, nowadays, are more and more relevant. Besides, it is also important to mention our personal interest in this investigation as a member of an educational community, which is constantly growing and changing. This investigation is about the relationship of parents with pre-school education and intends to study the ideas and expectations of parents regarding nursery school as well as their involvement and participation in their children’s pre-school education. Given all the transformations that our society has undergone, including organizational changes, it is essential to realize, on the one hand, which is the position that, today, parents have in relation to the goals and role of education and school, particularly about their children’s school, with special focus on the nursery level; and, on the other hand, in which manner the ideas and expectations of parents condition the way they participate and get involved in the aforesaid educational institution, and the influence of social class in parents’ actions and thoughts. This investigation involved a quantitative study, using the survey questionnaire. We have inquired 106 parents from three schools in São Miguel Island, constituted by different social classes: a school in Ponta Delgada and two in Vila Franca do Campo. In fact, we became aware that parents’ expectations include various concerns, with special focus on daily monitoring and promotion of their children’s socialization. We can also conclude that families’ educational strategies vary depending on their social status as well as when the child enters the nursery school. On the other hand, parents recognize the importance of the school and family relationship, as long as it fits their availability, reinforces the dynamics of their school participation and involvement, and they consider parents’ meetings the right time and place to have their word. Therefore, we come to the conclusion that families can not be considered as a single unit in terms of family involvement with school. This issue carries multiple factors that must not be neglected.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Psicologia da Educação (Contextos Educativos), 12 de Novembro de 2010, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2914
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