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Título: Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica da Região Autónoma dos Açores (CREB)
Autor: Melo, Ana Catarina Freitas
Orientador: Arroz, Ana Margarida Moura
Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Palavras-chave: Biodiversidade
Desenvolvimento Sustentável
Educação
Referencial Curricular
Biodiversity
Education for Sustainable Development (EDS)
Endemic Biodiversity
Data de Defesa: 26-Jun-2013
Citação: Melo, Ana Catarina Freitas. "Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) no âmbito do Currículo Regional da Educação Básica da Região Autónoma dos Açores (CREB)". 2013. 90 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: A problemática da sobre exploração do planeta e dos recursos que este tem, tornou importante a necessidade de se incutir nos mais novos a ideia de que só garantimos às gerações futuras um mundo igual ao nosso se cuidarmos do mundo atual em que vivemos. É desta necessidade que surge o conceito de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a inclusão das noções de preservação, proteção e conservação do nosso planeta nos programas escolares. Assim, partindo da ideia de que é nos mais novos que a EDS deve começar, nasce este trabalho, que teve como ponto de partida o referencial Curricular para a Educação Básica da Região Autónoma dos Açores. O referencial procura dar resposta às problemáticas da atualidade, sendo a Educação para o Desenvolvimento Sustentável um dos temas transversais a ser abordado junto da comunidade escolar açoriana, adaptando-se o mesmo ao contexto de insularidade e às necessidades específicas dos Açores. De entre as várias abordagens propostas pelo referencial, relativamente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável, a escolha recaiu sobre a Biodiversidade e proteção da mesma. Esta área encontra-se intimamente ligada aos Açores, pois nas nove ilhas que compõe o arquipélago é possível encontrar uma variedade de formas de vida singulares que muitos dos seus habitantes desconhecem. Tornou-se, assim, uma meta com este trabalho, divulgar junto dos mais novos a biodiversidade endémica dos Açores e a preocupação da sua preservação para que o equilíbrio do ecossistema local e, consequentemente, mundial seja garantido.
ABSTRACT: The question of the overexploitation of the planet and its resources led to the necessity of instilling in the youngest the idea that we can only guarantee a world like ours to the future generations if we take care of the world we live in today. It is from this necessity that the concept of Education for Sustainable Development (ESD) and that the inclusion of the notions of preservation, protection and conservation of our planet in the school curricula emerge. Thus, basing on the idea that it is in the youngest that ESD should start, this work was born. The referencial Curricular para a EducaçãoBásica da Região Autónoma dos Açores (Curriculum Referential for Basic Education in the Autonomous Region of the Azores) is the starting point of this work. The referential seeks to address nowadays’ problems. As a result, Education for Sustainable Development is one of the crosscutting themes to be approached in the Azorean school community and it is adapted to the insularity context and to the specific needs of the Azores. Among the several approaches proposed by the referential concerning Education for Sustainable Development, I chose to focus on Biodiversity and its protection. This area is closely related to the Azores, as in the nine islands that comprise the archipelago it is possible to find a variety of unique life forms that many of the Azores inhabitants are unaware of. Thus, spreading the endemic biodiversity of the Azores and the awareness of its protection among the younger generations, so that the balance of the local and, consequently, world ecosystem is guaranteed, became one of the goals of this work.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 26 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2912
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