Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2907
Título: Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas
Autor: Costa Carvalho, Magda
Palavras-chave: Filosofia para Crianças
Matthew Lipman
Data: 2013
Editora: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Citação: Costa Carvalho, Magda, "Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas", em Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. Maria José Vaz Pinto e Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013, pp. 298-307.
Resumo: Quando perguntavam a Matthew Lipman se o propósito da Filosofia para Crianças seria tornar os alunos mais sábios ou mais filosóficos, o autor rejeitava em absoluto a ideia. O objetivo do programa de ensino da Filosofia concebido por Lipman e projetado em conjunto com Ann Margaret Sharp era mais ambicioso: proporcionar às crianças o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas que as habilitem a lidar filosoficamente com qualquer problema que as interpele enquanto seres humanos. Este artigo divide-se em três partes: a tradução de um excerto de "Philosophy goes to School", uma breve apresentação biográfica do autor e uma exploração das ideias de Matthew Lipman sobre o ensino da Filosofia.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2907
ISBN: 978-989-8553-17-1
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
MCCarvalho_Matthew_Lipman.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.