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Título: Comunicação interna e endomarketing: Grupo SATA
Autor: César, Dolores Nazaré Amaral Soares
Orientador: Moniz, Ana Isabel Arruda
Mendes, Armando B. (Brito)
Palavras-chave: Grupo SATA
Comunicação Interna
Cultura Organizacional
Endomarketing
Internal Marketing
Internal Communication
Data de Defesa: 27-Jan-2014
Citação: César, Dolores Nazaré Amaral Soares. "Comunicação interna e endomarketing: Grupo SATA". 2014. viii, 95, [19] p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas/MBA) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2014.
Resumo: Atualmente, existem muitas organizações que se preocupam com a comunicação organizacional, incluindo a Comunicação Interna (CI), como forma de motivar os funcionários e desenvolver um ambiente de confiança e comprometimento. No entanto, também é necessário informar e sentir respeito pelos trabalhadores, além de lhes dar motivação. Se não há um bom relacionamento entre a empresa e os empregados, os resultados poderão não ser tão bons. Com este trabalho, vamos demonstrar como a comunicação pode ser estrategicamente utilizada, através do Endomarketing. Os resultados de nossa pesquisa no Grupo SATA confirmaram que a organização precisa de se concentrar mais no cliente interno e perceber que uma comunicação eficaz é importante para reforçar a vantagem competitiva.
ABSTRACT: Currently, there are many organizations that are concerned with organizational communication, including Internal Communication as a way to motivate employees and develop an environment of trust and commitment. However, it is also necessary to inform and feel respect for workers, besides give them motivation. If there is not a good relationship between the company and the employees, the results may not be so good. With this work, we will demonstrate how communication can be strategically used, by Internal Marketing. The results of our research, in Grupo SATA, confirmed that the organization needs to focus more on internal customer and realize that an effective communication is important to strengthen the competitive advantage.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Gestão de Empresas/MBA, 27 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2903
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