Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2902
Título: Perceção do consumidor sobre marcas de lacticínios dos Açores
Autor: Brum, João Manuel Arruda Tavares
Orientador: Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Consumidor Etnocêntrico
Etnocentrismo
Marca Comercial
Produto de Marca
Percepção do Consumidor
Ethnocentrism
Regional Product
Consumer Perception
Brand Value
Data de Defesa: 6-Dez-2012
Citação: Brum, João Manuel Arruda Tavares. "Perceção do consumidor sobre marcas de lacticínios dos Açores". 2012. 57 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2012.
Resumo: A marca "Açores" reúne um conjunto de ativos, que a caracterizam como uma região de Natureza viva, que pela sua riqueza e diversidade lhe conferem valor singular e diferenciador, que se impõe sobre os domínios da vida económica, social e cultural destas ilhas. Em termos económicos, o sector agro-industrial regional detém uma importância bastante significativa para a Região, que reúne fileiras produtivas de referência nacional, ao nível do leite e lacticínios, da carne e da pesca. Considerando a importância da indústria de lacticínios para a economia da Região Autónoma dos Açores, constituiu objeto de estudo analisar a perceção dos consumidores residentes no arquipélago sobre as marcas lácteas açorianas. A revisão de literatura efetuada originou o modelo concetual apresentado e refletiu-se na metodologia utilizada que teve por base a construção de um questionário que incidiu, particularmente, sobre as marcas de lacticínios dos Açores. O tratamento estatístico, descritivo e multivariado dos dados, permitiu validar os postulados definidos inicialmente. Uma das principais ilações deste estudo é a existência de três grupos distintos de consumidores açorianos no que respeita à etnocentricidade e que condicionam o seu relacionamento e o seu comportamento de compra em relação às marcas lácteas regionais. Algumas das limitações encontradas ao longo do trabalho servirão de trilho para investigações futuras.
"Azores" as a brand gathers a collection of assets that characterize it as a region of living Nature. By its richness and diversity, this region confers a unique and differentiating value that overcomes all the areas of economic, social and cultural development. In economic terms, the agro-industrial sector represents a very significant importance to the region that gathers production sectors of national reference level like milk and dairy, meat and fish. Regarding the importance of the dairy industry to the economy of the Azores, the aim of this study was to analyze the perception of consumers living in the archipelago about the Azorian dairy brands. From the literature review perform a conceptual model was define and its valid assess through a questionnaire on the subject and focused particularly on the marks of the Azores. After using descriptive statistics and multivariate analysis the use of the postulates set initially were verified. One of the main conclusions of this study is the existence of three distinct groups around ethnocentricity of the Azorean consumers that affect the relation and buying behavior of regional dairy brands. Some of the limitations found in this study will serve as a trail for future investigations.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 6 de Dezembro de 2012, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2902
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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