Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2894
Título: A narrativa de José Cardoso Pires: personagem, tempo e memória
Autor: Serpa, Ana Isabel
Orientador: Goulart, Rosa Maria Batista
Palavras-chave: José Cardoso Pires (1925-1998)
Literatura Portuguesa (séc. XX)
Narrativa
Conto
Romance
Data de Defesa: 11-Fev-2014
Citação: Serpa, Ana Isabel. "A narrativa de José Cardoso Pires: personagem, tempo e memória". 2014. 228 p.. (Tese de Doutoramento em Estudos Portugueses) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: No âmbito da produção literária de José Cardoso Pires, merecem destaque o conto e o romance. O autor sujeita a sua obra a uma atenta reescrita, alimenta o diálogo entre os textos, cria personagens e histórias que, mercê da sua exemplaridade, se repetem em vários universos, dá voz a figuras que refletem sobre a atividade literária, a escrita e o escritor. Nele se encontra uma saudável procura do estético, de sinais criativos e de uma linha de força que se impõe e se prende com a necessidade compulsiva de contar histórias e de inventar personagens que sejam capazes de as dizer. As figuras ficcionais, quer da narrativa breve, quer da narrativa mais extensa, como a novela ou os romances, provêm dos mais variados recantos da sociedade, possuem um tom próprio, que o autor é capaz de elaborar, fruto da sua escuta atenta à fala dos seres do mundo empírico e à vigilância do processo de construção das personagens. Interessou-nos vivamente analisar os seres ficcionais de José Cardoso Pires, de estatutos sociais totalmente diversos, alguns mesmo inominados, a quem o autor ilumina, retirando-os da obscuridade por meio da arte de saber trabalhar a desagregação do humano. Impôs-se-nos, assim, em termos de procedimentos de análise, atentar, primeiro, nas personagens das narrativas breves, tomando, inclusive, como princípio que o autor começou a sua carreira como contista. Ademais, os temas inicialmente trabalhados são alvo de retoma e de reescrita. Por outro lado, o conto vai apresentando mutações que permitem avaliar das características inovadoras entretanto introduzidas, podendo-se, a partir daí, inferir do percurso de Cardoso Pires como contista. Ocupamo-nos, em separado, do estudo das personagens do romance, o que nos levará a problematizar questões relacionadas com o seu processo de construção e hierarquia, com os efeitos que decorrem das várias noções de tempo, com a memória e a identidade. (da Introdução).
Descrição: Tese de Doutoramento, Estudos Portugueses, 11 de Fevereiro de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2894
Aparece nas colecções:DLLC - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseDoutoramentoAnaIsabelSerpa2014.pdfVersão Avaliada1,86 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
TeseDoutoramentoAnaIsabelSerpaVF2014.pdfVersão Corrigida1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.