Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2886
Título: Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e da cooperação
Autor: Silva, Bárbara Sofia Cabral
Orientador: González, Pedro Francisco
Palavras-chave: Autonomia
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Autonomy
Cooperation
Preschool Education
Data de Defesa: 1-Jul-2013
Citação: Silva, Bárbara Sofia Cabral. "Organização social das aprendizagens para o desenvolvimento da autonomia e da cooperação". 2013. viii, 84 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: O presente relatório de estágio pretende espelhar o trabalho realizado durante a prática pedagógica desenvolvida nos contextos de Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das Práticas Educativas Supervisionadas I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A finalidade deste relatório é a de analisar o desenvolvimento da Autonomia e da Cooperação através das aprendizagens efetuadas pelas crianças, sustentadas por toda a organização estabelecida na sala de aula. Para tal, foram analisadas as atividades, desenvolvidas em ambos os contextos escolares, os instrumentos de pilotagem, os comentários sobre as produções dos alunos e as minhas reflexões das intervenções. A estratégia utilizada durante as práticas foi dar continuidade à estrutura utilizada nas salas de aula, quer da Educação Pré-escolar quer do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tentar perceber a lógica de toda a sua organização e compreender de que forma essa organização influencia o desenvolvimento da autonomia e da cooperação. Ao longo deste processo, fui percecionando a importância do papel das profissionais de educação na abordagem e desenvolvimento dos aspetos que caraterizam a estrutura pedagógica do Movimento da Escola Moderna e desta forma, fui transportando para as minhas práticas os conhecimentos que fui adquirindo e construindo, com o intuito de aperfeiçoar as minhas intervenções pedagógicas.
ABSTRACT: The following internship report is intended to reflect the work done during the teaching practice developed in the contexts of Pre-school and 1st cycle of basic education, within the Educational Practices Supervised I and II of the Master’s degree in Preschool and 1st cycle of basic education. The purpose of this report is to analyze the children’s development of autonomy and cooperation, supported by the entire organization established in the classroom. To this end, we analyzed the activities developed in both school contexts, pilot instruments, comments on the students' productions and my reflections of interventions. The strategy used during practices was to continue the structure used in the classroom, either the preschool or the 1st cycle of basic education, trying to understand the logic of the entire organization and understand how this organization influences the autonomy and cooperation development. Throughout this process, I perceived the importance that education professionals have in the evaluation and development of the aspects that characterize the pedagogical structure of the Modern School Movement and thus was carrying for my practical knowledge that I acquired and building with in order to improve my pedagogical interventions.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 1 de Julho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2886
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoBarbaraSofiaCabralSilva2013.pdf1,84 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.