Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2885
Título: A aquisição da leitura e da escrita na Educação Pré-Escolar: estratégias de intervenção pedagógica
Autor: Silva, Dina de Fátima Borges da
Orientador: Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Escrita
Leitura
Prática Educativa
Data de Defesa: 3-Jul-2013
Citação: Silva, Dina de Fátima Borges da. "A aquisição da leitura e da escrita na Educação Pré-Escolar: estratégias de intervenção pedagógica". 2013. 87, [30] p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: O presente relatório de estágio teve como objetivo primordial aprofundar e compreender as estratégias de intervenção pedagógica na aquisição da leitura e da escrita, no sentido de progressivamente construir uma prática pedagógica de qualidade, que respeite as necessidades e interesses das crianças na leitura e na escrita. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com o código escrito. Cabe, deste modo, ao educador aproveitar o que as crianças já sabem para criar situações que envolvam as crianças na linguagem escrita. O educador deve, na sua prática, utilizar as ferramentas necessárias para criar oportunidades às crianças de interação com a escrita e a leitura. Este aprofundar de conhecimentos passou, numa primeira fase, pela recolha de informação junto das crianças, acerca do contexto de intervenção, junto da docente do pré-escolar no sentido de analisar a forma como o processo é perspetivado. Nesta fase foi, ainda efetuada recolha bibliográfica relacionada com o tema. Numa segunda fase, as informações recolhidas, assim como a perspetiva pessoal construída, foi transposta para o estágio no âmbito da disciplina de Prática Educativa Supervisionada I. Toda a informação recolhida foi utilizada na intervenção pedagógica realizada no pré-escolar. Foram privilegiadas estratégias de intervenção que procuram, em todo o momento, desenvolver os aspetos conceptuais, figurativos e funcionais da linguagem oral e escrita, destacando-se, ao longo da apresentação do trabalho efetuado, estratégias de abordagem à linguagem oral, à escrita e à leitura. Ao longo de todo o processo foi visível a evolução das crianças na linguagem escrita e oral, nomeadamente o gosto e a motivação que apresentam para a leitura e escrita. Relativamente às estratégias de intervenção implementadas, a conceção e concretização de estratégias orientadas para a utilização funcional e significativa da linguagem oral e escrita, no contexto de intervenção, parece ter-se revelado uma opção válida, uma vez que se mostraram mais próximas das formas de pensar das crianças. Assim sendo, com a elaboração deste trabalho, podemos concluir que é de extrema importância que a educadora promova a leitura e a escrita de uma forma motivadora para as crianças, implementando estratégias de intervenção pedagógica que correspondam às necessidades e expetativas das mesmas.
ABSTRACT: This internship report aimed to deepen and understand the primary pedagogical intervention strategies in the acquisition of reading and writing in order to progressively build a quality pedagogical practice that respects the needs and interests of children in reading and writing. It's very early on that children begin to have contact with the written code. It is thus the educator enjoy what children already know to create situations that involve children in written language. The educator must, in practice, use the tools necessary to create opportunities for children to interact with writing and reading. This deepening of knowledge passed initially, the collection of information from children, about the context of intervention, with the preschool teacher in order to analyze how the process is perspective. This phase was also performed bibliographic collection related to the topic. In a second step, the information collected, as well as personal perspective built, was transposed to the stage under the discipline of Educational Practice Supervised I. All the information gathered was used in the educational intervention conducted in preschool. Were privileged intervention strategies that seek, at all times, develop the conceptual aspects, figurative and functional oral and written language, especially, during the presentation of the work done, strategic approach to oral language, writing and reading. Throughout the process was visible in the evolution of children oral and written language, including the taste and motivation you have for reading and writing. For the intervention strategies implemented, the conception and implementation of strategies aimed at functional and meaningful use of oral and written language in the context of intervention seems to have proved a valid option, since it showed the closest forms of think of the children. Thus, with the development of this work, we conclude that it is extremely important that the teacher promotes reading and writing in a way motivating for children, implementing intervention strategies that meet the educational needs and expectations of them.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 3 de Julho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2885
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