Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2883
Título: As histórias como estratégia pedagógica
Autor: Pinheiro, Ana Rita do Céu
Orientador: Sousa, Francisco (José Rodrigues)
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Estratégias de Aprendizagem
Histórias Curtas
Prática Educativa
Curricular Integration
Learning
Preschool Education
Primary School
Data de Defesa: 22-Jun-2013
Citação: Pinheiro, Ana Rita do Céu. "As histórias como estratégia pedagógica". 2013. vii, 109 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Com o presente trabalho pretendo organizar, estruturar, analisar, discutir e fundamentar aquilo que foi a praxis desenvolvida nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo). As disciplinas acima mencionadas inserem-se no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Estas disciplinas constituem-se como a componente prática da formação e possibilitam a atuação (estágio) dos formandos em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estipulado um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização de histórias como estratégia pedagógica de abordagem aos conteúdos curriculares. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias funcionarem como instrumentos de integração, fazendo emergir uma temática, a qual funciona como núcleo globalizador das aprendizagens, surgindo objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares, que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens ocorrem de uma forma integrada e articulada, tornando-se mais significativas e, consequentemente, mais facilmente utilizadas pelas crianças noutros contextos.
ABSTRACT: This report describes and discusses my internship as a student of Education at the University of the Azores. More specifically, it is focused on my supervised educational practice in a pre-school and in a primary school. Even more specifically, the report is focused on my usage of storytelling as an educational strategy, whereby I have tried to address the curriculum in an integrated way. As many authors state and my practice has confirmed, storytelling facilitates meaningful learning and, consequently, the children’s ability to use knowledge in different contexts.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2883
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoAnaRitaCeuPinheiro2013.pdf3,1 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.