Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2863
Título: Implementação da estratégia de marketing sensorial: uma abordagem empírica
Autor: Soares, Melinda Melo
Orientador: Moniz, Ana Isabel Arruda
Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Marketing Relacional
Marketing Sensorial
Marketing Tradicional
Marketing
Relational Marketing
Sensory Marketing
Traditional Marketing
Store Environment
Data de Defesa: 16-Dez-2013
Citação: Soares, Melinda Melo. "Implementação da estratégia de marketing sensorial: uma abordagem empírica". 2013. 89, [21] p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: O marketing sensorial como o próprio nome indica, está relacionado com os sentidos sendo os elementos fundamentais para fazer despertar as sensações de consumo, o bom humor nos consumidores, aumentar as vendas dos produtos, e a vontade de voltar. O trabalho deste estudo assenta, por um lado, na implementação de uma estratégia de marketing sensorial e, por outro, na investigação de características socioculturais, dados biográficos na influência de comportamentos diferentes. Irá ser analisado se existe diferenças no género e na idade em relação ao comportamento do consumidor, e avaliar os diferentes cenários. Para isso foi aplicado um questionário como instrumento de recolha, tendo sido distribuído pelos novos canais da tecnologia: online, em que ocorreu durante dois meses, de Março a Maio de 2013, em que foram validados 146 questionários. Trata-se de um trabalho pioneiro no âmbito de estudo na Universidade dos Açores, utilizando-se algumas ferramentas pioneiras, apresentando limitações como foi analisado no capítulo 5. Quanto à metodologia da análise de dados, foi efetuada uma investigação relativa aos fatores que afetam significativamente o comportamento dos consumidores, recorrendo-se a regressões lineares múltiplas bem como outros testes como método de análise de dados. Os resultados da presente investigação permitiram concluir que existem diferenças na idade e no género tanto para o cenário 1 como para o 2 nas preferências do consumidor. Verificou-se que os fatores ambientais influenciam o bem-estar dos consumidores, ou seja, as variáveis música, e aroma revelaram ser estimadores significativos do bem-estar dos consumidores, influenciam a intenção de recomendação e a intenção de volta à loja. Pretende-se, também que os resultados da investigação permitam apontar importantes recomendações e implicações para a gestão do comportamento do consumidor.
ABSTRACT: The sensory marketing as its name indicates is related to the senses and the key elements to awaken the sensations of consumption, the mood among consumers, increase sales of products, and the desire to return. The work of this study is based, on one hand, on implementing a marketing strategy sensory, and secondly, in the investigation of socio-cultural characteristics, biographical details on the influence of different behaviors. Will be analyzed whether there’s differences in gender and age in relation to consumer behavior, and evaluate different scenarios. To do this, a questionnaire was applied as a tool for collecting, having been distributed by the new channels of technology: online, that happened during two months, from March to May 2013, in which 146 questionnaires were validated. This is a pioneer work, at Azores University study, using some pioneer tools. This work presents some limitations as we can analyze on the 5th Chapter. Regarding the methodology of data analysis, an investigation was conducted on the factors that significantly affect the behavior of consumers, making use of multiple linear regressions and other tests as a method of data analysis. The results of this research showed that there are differences in age and gender for both scenario 1 as for the 2 in consumer preferences. It was verified that environmental factors affects the well-being of the consumer, in other words, the variables music and fragrance proved to be estimators significant of consumers welfare and influencing intention to recommend and intention to return to the store. It is also intended that the research can result in important recommendations and implications for the management of consumer behavior.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 16 de Dezembro 2013, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2863
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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