Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2841
Título: Os departamentos curriculares e as práticas de colaboração docente
Autor: Pacheco, Karla Patrícia Costa
Orientador: Lima, Jorge Manuel Ávila de
Palavras-chave: Cultura Docente
Departamento Curricular
Educação Pré-Escolar
Curricular Departments
Teaching Cultures
Data de Defesa: 7-Fev-2014
Citação: Pacheco, Karla. "Os departamentos curriculares e as práticas de colaboração docente". 2014. 107 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação: Administração e Organização Escolar) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Atualmente urge compreender o papel dos departamentos curriculares na promoção e estruturação do trabalho colaborativo e reflexivo entre os docentes. Deste modo, este estudo pretende identificar e analisar as culturas docentes dos departamentos curriculares, concretamente os da educação pré-escolar, avaliar em que medida o trabalho colaborativo é importante para os docentes, perceber quais os facilitadores ou os obstáculos ao desenvolvimento de práticas de colaboração docente e o impacto das mesmas no seu quotidiano. Tem também como propósito averiguar se a situação profissional dos docentes influencia as suas vivências e perceções sobre o trabalho desenvolvido nos departamentos curriculares a que pertencem. É uma investigação de natureza descritiva, que recorreu a uma metodologia de investigação mista, isto é, contemplando os modelos quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através de questionários e de entrevistas, que foram alvo de tratamento estatístico e de análise do conteúdo, respetivamente. A População do estudo é o conjunto de todos os educadores de infância que compõem os departamentos curriculares da educação pré-escolar dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa e de dois da Ribeira Grande, totalizando 154 participantes. A amostra obtida foi constituída por 137 indivíduos, representando 89% da População. A margem de erro do estudo é 2,79 para um nível de confiança de 95%. A partir da análise dos dados, pode concluir-se que os educadores de infância reconhecem a importância que o trabalho colaborativo tem na sua prática profissional, apesar de considerarem que este não contribui para a diminuição da sua sobrecarga de trabalho. Referem que o trabalho colaborativo é, normalmente, desenvolvido na escola onde lecionam, visto ser este o seu contexto social de referência. Ao departamento curricular, os educadores reconhecem a sua importância na identificação e formação profissional, constituindo-se no local onde partilham uma visão comum sobre o processo de ensino-aprendizagem, assim como valores, interesses e experiências. Como condição facilitadora para a efetivação do trabalho em conjunto foi referenciada a abertura e a motivação por parte dos docentes e como principal obstáculo a falta de recetividade para a partilha manifestada pelos colegas.
ABSTRACT: The demands of nowadays reality ask to understand the role of the curricular departments in promoting and structuring the collaborative and reflective practices among teachers. Thus, this study has the following purposes: to identify and analyze the teaching cultures within the curricular departments, to assess the importance of collaborative work to the teachers, to understand the facilitators or barriers to the development of collaborative teaching practices and their impact on teacher’s daily lives. It also has the purpose to determine whether the teachers’ employment status influences their experiences and perceptions about the work that they develop in their curricular departments. It is a descriptive research and we opted to use a mixed methodology, combining quantitative and qualitative methods. The data were collected through questionnaires and interviews, which were submitted to statistical and content analysis procedures, respectively. The Population of the study is the set of all kindergarten teachers that compose the curricular departments of preschool education in the municipalities of Lagoa and Ponta Delgada and two from Ribeira Grande, totaling 154 individuals. The sample included 137 individuals, representing 89% of the Population. The margin of error of this study is 2.79, for a confidence level of 95%. The data analysis suggests that the kindergarten teachers recognize the importance of the collaborative work on their professional practices, although they consider that it does not contribute to the reduction in their daily workload. They argue that collaborative work is usually developed in the school where they teach, because it is their most significant social context. The educators recognize that the curricular department has an important role in who they are and it is the place that draws people together around common values, interests and experiences. It is also the place where they share an equal vision of the process of teaching and learning. The educators identified the need of openness and motivation of the teachers as the major condition for the practice of collaborative work and, as the main barrier, they indicated the lack of receptivity for sharing.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Educação (Administração e Organização Escolar), 7 de Fevereiro de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2841
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