Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2826
Título: Ensinar Filosofia a Crianças
Autor: Castro, Maria Gabriela
Palavras-chave: Filosofia para Crianças
Ensinar
Filosofia
Crianças
Data: 2012
Editora: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa
Citação: Castro, Gabriela (2011). "Ensinar Filosofia a Crianças". In Ensinar e aprender filosofia num mundo em rede, ed. Maria Luísa Ribeiro Ferreira, 104-116. ISBN: 978-989-8553-11-9. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Resumo: Tendo por princípio que o progresso de uma sociedade resulta do desenvolvimento da capacidade de reflexão dos seus membros, importa assegurar o futuro educando para o Pensar. Porém, este Pensar não é abstracto, não se perde nas teias contemplativas do pensamento puro, implicando pensar bem para bem-fazer, bem dizer e bem agir. Ora, pensar exige esforço e uma metodologia adequada. Pensar exige uma dimensão racional, imagética, volitiva e emocional. Pensar exige ainda uma capacidade analítica, crítica, questionante e criativa que se educa desde a mais tenra idade. Assim, a Filosofia para Crianças (FpC) nasce da constatação de que, na maioria dos casos, o nosso sistema educativo descura o Pensar em benefício da "era da imagem", que se instalou oferecendo, sem qualquer preocupação reflexiva, aquilo que no ser humano deve ser conquistado: o conhecimento e o prazer de o alcançar.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2826
ISBN: 978-989-8553-11-9
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ensinar filosofia a criancas.pdf4,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.