Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2811
Título: O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos
Autor: Vieira, Maria João Rocha
Orientador: Tiago, Maria Teresa Borges
Palavras-chave: Comportamento do Consumidor
Consumidor Etnocêntrico
Marca Comercial
Azorean Brand
Consumer's Behavior
Ethnocentric Consumers
WTP
Data de Defesa: 9-Jan-2014
Citação: Vieira, Maria João Rocha. "O relacionamento dos consumidores regionais com os produtos açorianos". 2014. 129 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2013.
Resumo: Nos últimos anos a economia açoriana tem sido alvo de grandes reformulações e adaptações. A crescente preocupação pela divulgação da “marca Açores” tem contribuído para a criação de novas campanhas de lançamento e dinamização daquilo que a “nossa terra” oferece. O comportamento dos consumidores locais perante os produtos açorianos sustentabilizou o seguinte estudo. Compreender o lugar que a “marca Açores” ocupa no imaginário dos consumidores, bem como a etnocentricidade inerente ao seu comportamento, estão directamente relacionados com a expansão económica regional. Saber o WTP dos clientes pelo consumo de produtos de cariz açoriano, fomenta não só o incremento de novas gamas de produtos, como também estimula o desenvolvimento do comércio local. A recolha bibliográfica efectuada serviu de base à concepção do modelo evidenciado na presente pesquisa, o qual alicerçou o estudo do comportamento do consumidor regional. Uma vez que este estudo abrange, de um modo geral, várias categorias de produtos açorianos, apresenta conclusões gerais, o que em parte condiciona a resposta dos inquiridos. Esta limitação poderá servir de ponto de partida para um estudo mais detalhado sobre o comportamento do consumidor perante as diversas categorias de produtos regionais.
ABSTRACT: During the past years, the Azorean economy has suffered extensive reformulations and adaptations. The increasing emphasis on the disclosure of the “Azorean brand” contributed in a significant way to the creation of new launch campaigns and stimulation of what “our land” has to offer. The behavior of the local consumers was the foundation of the present investigation. This is because understanding the influence of the “Azorean brand” in the imaginations of the consumers, and the ethnocentricity of their behaviors, are directly related with the regional economic expansion. Knowing the clients’ WTP toward Azorean products leads to an increase of new products and further stimulates the development of the local market. The presented bibliographic collection was considered the foundation of the research’s model, based on the study of regional consumer behavior. Considering that the current research reflects different categories of Azorean products, the conclusions are general in nature, and conditioned according to the respondents’ answers. This limitation can be seen as an opportunity for a more detailed research of consumers’ behavior regarding different categories of regional products.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 9 de Janeiro de 2014, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2811
Aparece nas colecções:DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoMariaJoaoRochaVieira2014.pdf3,9 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.