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Título: Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares
Autor: Silva, Pedro
Diogo, Ana Matias
Palavras-chave: TIC
Relação Escola-Família
Computador Magalhães
Desigualdades Sociais
Crianças
Data: 2011
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Silva, Pedro; Diogo, Ana (2011). "Usos do computador Magalhães entre a escola e a família: sobre a apropriação de uma política educativa em duas comunidades escolares", «ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação», 12: 9-48. ISSN 0873-8165.
Resumo: Contrariamente a muitas das políticas e iniciativas que têm sido desenvolvidas nas últimas décadas, com o objectivo de difundir as tecnologias de informação e comunicação (TIC) no contexto escolar, o programa de distribuição de computadores portáteis no 1º ciclo do ensino básico, iniciado em 2008/09, tem a particularidade de amplificar a sua intervenção, pretendendo incentivar o uso das TIC tanto na escola como em casa. Esta iniciativa parece assentar na crença de que a promoção do acesso a estes recursos, em ambos os contextos, irá reforçar as aprendizagens escolares e reduzir as desigualdades de oportunidades no uso das novas tecnologias. Da sua implementação poderá emergir um conjunto de interrogações relativas aos usos e efeitos das TIC no âmbito da relação escola-família. Este texto equaciona algumas destas questões, numa abordagem sociológica, com base em resultados empíricos de dois estudos de caso.
ABSTRACT: Unlike many policies and initiatives that have been carried out in the past decades aiming at the dissemination of information and communication technology (ICT) in the schooling context, the program of distribution of laptops at the elementary education, started in 2008-2009, has the particularity of amplifying its intervention, trying to foster the use of ICT both at school and at home. This initiative seems to be based upon the belief that the promotion of the access to these resources, in both contexts, will reinforce school learning and reduce the inequality of opportunities in the use of ICT. From its implementation might arise several questions concerning the uses and effects of ICT in the context of home-school relations. This paper, using a sociological approach, deals with some of these questions based on the empirical results of two case studies.
Descrição: Copyright © 2011 Universidade dos Açores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2804
ISSN: 0873-8165
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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