Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2713
Título: Desigualdades persistentes: trabalhadores pobres, entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho
Autor: Diogo, Fernando
Palavras-chave: Pobreza
RSI
Educação
Formação Profissional
Data: 2010
Editora: CESNOVA
Citação: Diogo, Fernando (2010). "Desigualdades persistentes: trabalhadores pobres, entre o sistema de ensino e o mercado de trabalho", in Balsa, Casimiro, Soulet, Marc-Henry, Rodrigues, Luciene e Cardoso, Antônio Dimas (ed.), Globalização da Pobreza, Pobreza da Globalização: Experiências Inovadoras e Perspectivas de Mudança, Volume 1. Gestão do Ensino e as Novas Trajectórias Educativas de Transformação Social, CEOS, pp. 4-18.
Resumo: Esta comunicação parte de resultados onde se mostra que a relação com a escolaridade dos activos pobres se caracteriza, em grande parte, por um persistente afastamento da escola, mau grado mais de 30 anos de investimento estatal neste sector. Mobilizam-se dados de uma investigação em curso sobre os beneficiários do RSI que trabalham para analisar a relação dos activos pobres com o sistema de ensino e com a formação profissional (em sentido lato). Desta forma, procura-se perceber como é que, a nível macro, se construiu o processo de desqualificação na relação destes indivíduos com as diversas formas de aquisição de competências escolares e profissionais. Complementarmente, mobilizaremos dados estatísticos regionais, nacionais e europeus para situar comparativamente o problema da desqualificação na Região Autónoma dos Açores. Confrontámos os nossos resultados com a questão da desqualificação, reflectindo sobre causas e efeitos no desenvolvimento regional de forma a levantar pistas sobre os resultados das políticas educativas, vistas a partir dos percursos dos indivíduos, como forma de perspectivar novas respostas das políticas públicas.
Descrição: Colóquio "Globalização da Pobreza; Pobreza da Globalização", Sesimbra, 3 a 5 de Dezembro de 2009 (Comunicação).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2713
ISBN: 978-989-20-2314-4
Versão do Editor: http://cesnova.fcsh.unl.pt/cms/files/publicacoes/PUB4f20575aeafc5.pdf
Aparece nas colecções:DHFA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Desigualdades persistentes.pdf704,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.