Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2695
Título: Retângulos de ouro: verdadeiros ou falsos?
Autor: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Matemática
Divulgação Científica
Retângulo de Ouro
Número de Ouro
Data: 18-Out-2013
Editora: IAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Cultural
Citação: Teixeira, Ricardo C. (2013). "Retângulos de ouro: verdadeiros ou falsos?", «Tribuna das Ilhas», 18 de outubro de 2013: p. 8.
Resumo: Chama-se retângulo de ouro a todo o retângulo em que a razão entre as medidas de comprimento do lado maior e do lado menor é um valor aproximado do número de ouro (cerca de 1,618). (...) Há quem defenda que os retângulos de ouro são os mais agradáveis à vista. Independentemente disso, o retângulo de ouro tem sido utilizado pelo Homem ao longo da história, seja de forma consciente como inconsciente. Na arquitetura moderna é possível encontrar o retângulo de ouro em vários edifícios do conhecido arquiteto Le Corbusier, autor do modelo Modular Man (1946). (...) Por exemplo, o leitor poderá verificar que muitos painéis de azulejo que identificam os nomes das ruas apresentam as razões 4/3=1,333… ou 5/4=1,25, um pouco afastadas do número de ouro. Mas, de vez em quando, poderá ter a sorte de encontrar painéis com razões 6/4=3/2, 5/3 ou 8/5, muito próximos do número de ouro por envolverem dois números de Fibonacci consecutivos. As figuras 4, 5 e 6 mostram painéis de azulejo com razões cada vez mais próximas do número de ouro: 5/4, 5/3 e 8/5. As fotos foram tiradas nas ilhas do Faial e de São Miguel. A última diz respeito ao painel que identifica um restaurante.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2695
Versão do Editor: http://www.tribunadasilhas.pt/index.php/opiniao/item/7130-ret%C3%A2ngulos-de-ouro-verdadeiros-ou-falsos?
Aparece nas colecções:DME - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo C Teixeira A25.pdf3,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.