Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2676
Título: A matemática do cartão de cidadão I
Autor: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Matemática
Divulgação Científica
Cartão de Cidadão
Números de Identificação com Algarismo de Controlo
Número de Identificação Civil
Número de Identificação Fiscal
Data: 7-Dez-2012
Editora: IAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Cultural
Citação: Teixeira, Ricardo C. (2012). "A matemática do cartão de cidadão I", «Tribuna das Ilhas», 7 de dezembro de 2012: p. 10.
Resumo: (...) Há mais de uma década, o estado português acrescentou um algarismo suplementar ao número do Bilhete de Identidade. O motivo dessa alteração não foi explicado ao cidadão comum. Se a isso juntarmos o facto de o algarismo aparecer destacado dentro de um quadrado, não é difícil perceber que essa alteração despertou muita curiosidade. Rapidamente surgiram alguns mitos, dos quais o mais comum afirma que esse algarismo representa o número de pessoas em Portugal que têm exatamente com o mesmo nome do portador do BI. Se prestarmos um pouco de atenção a esta afirmação, logo nos apercebermos que não pode ser verdadeira. Um dos motivos prende-se com o facto de o algarismo suplementar variar apenas entre 0 e 9. Por outro lado, é fácil encontrar exemplos de pessoas com nomes invulgares, cujo algarismo suplementar do BI é diferente de 0. Será, então, este algarismo atribuído ao acaso? O leitor que já possua Cartão de Cidadão poderá constatar que o algarismo suplementar do BI continua a marcar presença no novo documento: surge à frente do antigo número do BI, designado por número de identificação civil, imediatamente antes de duas letras. (...)
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2676
Versão do Editor: http://www.tribunadasilhas.pt/index.php/component/k2/item/5450-a-matem%C3%A1tica-do-cart%C3%A3o-de-cidad%C3%A3o-i
Aparece nas colecções:DME - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ricardo C Teixeira A7.pdf764,01 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.