Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2650
Título: A gestão intermédia nas escolas entre o legislado e o vivido: Um estudo sobre Coordenador de Núcleo e o Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Melo, Fátima Miranda
Mira Leal, Susana
Lima, Jorge Manuel Ávila de
Palavras-chave: Administração Escolar
Supervisão Pedagógica
Data: 2011
Editora: Universidade dos Açores
Citação: Melo, Fátima Miranda; Mira Leal, Susana; Lima, Jorge Ávila de (2011). "A gestão intermédia nas escolas entre o legislado e o vivido: um estudo sobre o Coordenador de Núcleo e o Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino Básico", «ARQUIPÉLAGO. Ciências da Educação», 12: 49-82. ISSN 0873-8165.
Resumo: O Coordenador de Núcleo do 1.º Ciclo do Ensino Básico é um órgão de gestão intermédia chamado a desempenhar, essencialmente, funções de âmbito administrativo-burocrático no sistema educativo. O Coordenador de Departamento, por seu lado, emergiu mais recentemente com competências supervisivas de âmbito pedagógico-curricular. Compreender o lugar destes órgãos na escola, os seus papéis e funções, as potencialidades e limites da sua acção, na óptica dos próprios ocupantes dos cargos e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram alguns dos objectivos de um estudo que aqui relatamos parcialmente. O estudo combinou metodologias quantitativas – um inquérito por questionário a 121 professores do Concelho de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) – e qualitativas – entrevistas a 8 CN e 4 CD do referido concelho. A pesquisa permitiu concluir que, embora o CN seja legalmente enquadrado como um gestor escolar, a sua acção supervisiva de âmbito pedagógico, que se traduz no acompanhamento dos processos de planificação e dinamização das actividades do núcleo e na coordenação da avaliação dos alunos, evidencia-se junto dos professores e dos próprios docentes que exercem estas actividades de gestão. Por seu lado, o CD, criado com o objectivo de supervisionar processos de natureza pedagógico-curricular, tem, no entendimento dos inquiridos, uma acção predominantemente de controlo e verificação de procedimentos administrativo-burocráticos.
ABSTRACT: In Portugal, the primary school coordinator is a middle manager whose duty is to perform mostly administrative, bureaucratic functions in the educational system. The department coordinator, on the other hand, has recently emerged as a supervisor with competencies in the pedagogical and curricular domains. Some of the goals of the study that we partially report here were to understand the place of these roles in the school, their functions and the potential and limits of their action, from the point of view of both role incumbents and primary school teachers more generally. The study combined quantitative and qualitative approaches: specifically, a survey of 121 teachers in Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) and interviews with eight primary school coordinators and four department coordinators. The results show that while the primary school coordinator is legally constructed mostly as a school administrative manager, he/she performs supervision acts pertaining to the pedagogical domain, namely, supervising the planning and development of the school’s activities and coordinating student assessment processes and procedures. The department coordinator, on the other hand, according to participants’ reports, acts predominantly as a controller and verifier of administrative, bureaucratic procedures, in spite of the fact that the role was created with the purpose of supervising curriculum and pedagogical processes.
Descrição: Copyright © 2011 Universidade dos Açores.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2650
ISSN: 0873-8165
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

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