Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2643
Título: A Formação Contínua de Professores de Educação Física na RAA : análise de um período de formação
Autor: Neves, José
Condessa, Isabel
Palavras-chave: Teacher Training
Formação Contínua de Professores
Physical Education in Azores
Educação Física nos Açores
Teachers' Opinion
Opinião de Professores
Data: 2012
Editora: CIEC, Instituto de Eduicação, Universidade do Minho
Citação: Condessa, Isabel; Neves, José (2012). "A Formação Contínua de Professores de Educação Física na RAA: análise de um período de formação". In Atividade Física, Saúde e Lazer: Educar e Formar, ed. Isabel Cabrita Condessa, Beatriz Oliveira Pereira, Graça Simões de Carvalho, 189-200, ISBN 978-972-8952-20-8. Braga, Portugal: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho.
Resumo: Este estudo de investigação visou fazer um balanço entre os discursos, a realidade e as necessidades da Formação Contínua (FC) de professores de Educação Física (EF) da Região Autónoma dos Açores (RAA), durante os oito primeiros anos do século XXI. Numa perspectiva de auto-realização, a pessoa humana, protagonista de si, deve ser orientada para a auto-eficácia, quer a nível pessoal, que a nível profissional. A Formação Contínua de professores assume, atualmente, uma relevância importante, pois é muito provável que as características e o papel dos professores se venham a alargar e a aprofundar no século XXI, face à diversidade e às exigências que aqueles profissionais encontram no seu quotidiano. Para concretizar este estudo foi realizada uma análise da legislação em vigor até 2008, construído e aplicado um inquérito por questionário tendo em vista a recolha e análise de dados de opinião de professores de todas as Escolas Básicas Integradas e Secundárias da RAA, contando-se com uma amostra de professores que aí lecionavam a área da EF em 2007/08. Os resultados obtidos foram introduzidos numa base de dados e sujeitos a uma análise descritiva e comparativa que nos permitiu retratar algumas sínteses conclusivas. O enquadramento político, administrativo da FC de professores da RAA remete-nos para um tipo de formação que em 2008 privilegiava o modelo de Janela de Formação (JF) e que favorecia sobretudo os docentes uma situação profissional mais estável. A maioria dos professores de EF da RAA diziam conhecer a legislação em vigor; preferiam uma alternativa ao modelo de formação em vigor e que privilegiasse a(s) sua(s) escolha(s) e a modalidade de Oficina de Formação. Foi comentado por vários docentes o fato de serem oferecidas na região poucas formações na área específica de EF. Estas opiniões oscilaram pouco quando foram confrontadas as diferentes características dos inquiridos, tendo sido na idade, na situação profissional e no tempo de serviço que elas mais se acentuam. Quanto às necessidades sentidas por estes docentes de EF em formação específica, elas recaíram num conjunto de áreas consideradas deficitárias pela generalidade destes profissionais e que tem um grande contributo para sua prática pedagógica.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2643
ISBN: 978-972-8952-20-8
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