Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2640
Título: Marcas da Cultura Regional Açoriana no Currículo da EF no Ensino Básico
Autor: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Currículo Regional Açoriano
Educação Física
Jogos e Danças Tradicionais
Didática da Educação Físico-Motora
Regional Curriculum of Azores
Physical Education
Traditional Games and Traditional Dances
Didáctics of Motor and Physical Education
Data: 2012
Editora: CIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minho
Citação: Condessa, Isabel (2012). "Marcas da Cultura Regional Açoriana no Currículo da EF no Ensino Básico". In Atividade Física, Saúde e lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira, ed. Beatriz Oliveira Pereira; Alberto Nídio Silva; Graça Simões de Carvalho, 105-115. ISBN: 978-972-8952-20-4. Braga, Portugal: CIEC, Instituto da Educação, Universidade do Minho.
Resumo: A Direção Regional de Educação e Formação (DREF) da Região Autónoma dos Açores (RAA) a partir de 2011, promove nas suas escolas um Currículo Regional para a Educação Básica. A Educação Física (EF) é uma das áreas que podem incluir atividades que permitem aos alunos, nos primeiros anos de escolaridade aplicar adequadamente conhecimentos históricos, culturais e naturais de todas as ilhas. A cultura corporal e física correspondente às práticas de atividade física inspirada na cultura regional açoriana, são por exemplo, os jogos tradicionais, as danças típicas da região e as marchas em percursos pedestres. Deste modo, crianças e jovens, ao dedicarem-se a atividades promovidas no âmbito da sua cultura podem desenvolver aptidões e capacidades, bem como atitudes que a conquista de um estilo de vida mais ativo. A apropriação dos currículos à “identidade cultural” dos alunos, desde a mais tenra idade, assume uma importância real quando se fala da educação física. As tradições, nas diferentes formas de dança regional e jogo tradicional infantil, devido à natureza singela e lúdica, podem-se praticar desde os primeiros anos de escolaridade. Além de proporcionarem a preservação da tradição da região acabam por assumir um papel potenciador do desenvolvimento de muitas capacidades motoras e expressivas da criança, como ainda, da sua capacidade para controlar emoções e promover interações sociais no decorrer destas práticas. Neste sentido, nas ilhas da RAA os educadores/ professores que estudam e lecionam esta área disciplinar (EF), conforme nos transmitem inúmeras testemunhas, consideram que para contemplar os referenciais curriculares adotados há que robustecer o investimento da implementação dos jogos e danças tradicionais junto das crianças das suas escolas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2640
ISBN: 978-972-8952-20-4
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