Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2635
Título: As práticas educativas e o investimento escolar das famílias com a Doença de Machado-Joseph num contexto de risco
Autor: Serpa, Sandro
Palavras-chave: Prática Educativa
Doença de Machado-Joseph
Data: 2004
Editora: Associação Portuguesa de Sociologia
Citação: Serpa, S. (2007). "As práticas educativas e o investimento escolar das famílias com a Doença de Machado-Joseph num contexto de risco". In «Actas do V Congresso Português de Sociologia. Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção», 143-146. ISBN 978-972-95945-3-3. Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. Disponível em http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4628c31994f5d_1.pdf.
Resumo: Esta comunicação, assumindo a importância do trabalho educativo da família como um elemento central para um percurso escolar de sucesso, centra-se nas práticas educativas das famílias com a doença de Machado-Joseph, no desenvolvimento do processo educativo dos seus filhos e filhas enquanto alunos em situação de risco acrescido e na sua relação com o contexto educativo escolar. Os dados foram recolhidos através de entrevistas a dez doentes com filhos, a professores e a outros informantes privilegiados. O estudo permitiu concluir que os filhos destas famílias não vivem, necessariamente, histórias de fracasso escolar sendo incorrecta uma condenação precipitada destas práticas educativas familiares. Resulta da nossa análise que, diferentemente da imagem partilhada pelo senso comum, não podemos falar de uma realidade mas de realidades complexas e plurais, muito marcadas por diferenciações das práticas educativas familiares baseadas no género do filho e da posição deste na fratria, existindo traços comuns mas que não permitem uma generalização automática e linear.
Descrição: Comunicação apresentada no V Congresso Português de Sociologia, "Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção" (Atelier: Direito, Crime e Dependências), Universidade do Minho, Campus Gualtar, Braga em Maio 2004.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2635
ISBN: 978-972-95945-3-3
Versão do Editor: http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR4628c31994f5d_1.pdf
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As práticas educativas e o investimento escolar de famílias com a Doença de Machado-Joseph.pdf36,55 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.