Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2632
Título: A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico
Autor: Barcelos, Tânia do Couto Nogueira
Orientador: Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Escrita
Leitura
Prática Educativa
Data de Defesa: 7-Jul-2011
Citação: Barcelos, Tânia. "A aquisição da leitura e da escrita na transição do pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básico". 2011. III, 86, [15 f.] p. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2011.
Resumo: O presente relatório de estágio teve como objectivo primordial aprofundar e compreender o processo de transição em relação à aquisição da leitura e da escrita, no sentido de progressivamente construir uma prática pedagógica de qualidade, que respeite as necessidades e interesses das crianças neste domínio. Este aprofundar de conhecimentos passou, numa primeira fase, pela recolha de informação junto das crianças acerca dos diferentes contextos de intervenção, junto das docentes do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico no sentido de analisar a forma como o processo é perspectivado. Nesta fase foi, ainda efectuada recolha bibliografia relacionada com o tema. Numa segunda fase, as informações recolhidas, assim como a perspectiva pessoal construída, foram transpostas para ambos os estágios no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II. No decorrer do estágio foi feito um esforço constante de adequação da prática pedagógica com toda a informação recolhida numa perspectiva de constante aperfeiçoamento. Assim, quer ao nível da educação pré-escolar, quer do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram privilegiadas estratégias de intervenção que procuram, em todo o momento, desenvolver os aspectos conceptuais, figurativos e funcionais da linguagem escrita, destacando-se, ao longo da apresentação do trabalho efectuado, estratégias de abordagem à linguagem oral, à escrita e à leitura. Os resultados da intervenção permitem afirmar que, relativamente às crianças foi possível notar uma evolução em relação às questões de leitura e escrita, nomeadamente no gosto e interesse pela leitura e pela escrita, assim como, no desenvolvimento das suas atitudes positivas fase ao ensino da leitura e da escrita. Por outro lado, relativamente às estratégias de intervenção implementadas, a concepção e concretização de estratégias orientadas para a utilização funcional e significativa da escrita, em ambos os contextos de intervenção, parece ter-se revelado uma opção válida, uma vez que se mostraram mais próximas das formas de pensar das crianças, constituindo-se como elo de ligação entre os dois níveis de ensino. Ao longo de todo o percurso e no seu término foram surgindo novas questões que poderão cada vez mais levar ao caminho que permita aperfeiçoar e facilitar o processo de transição das crianças, mais concretamente a nível da aquisição da leitura e da escrita.
ABSTRACT: The main objective of the present training report is to explore and understand the process of acquiring reading and writing skills through the progressive building of quality teaching methods which respect the needs and interests of the children. At an initial stage, the research consisted of gathering information from children in different contexts of learning and from kindergarten and primary school teachers in order to investigate the way the learning process is perceived. Bibliography related to this subject was also gathered. At a second stage, all the gathered pieces of information as well as the resulting personal perspective were put into practice in both trainings of the subjects Prática Educativa Supervisionada (Supervised Educational Practice) I and II. During the training a constant effort was made to adapt the teaching method to all the gathered information towards the continuing perfecting of the method. Thus, both on a kindergarten and on a primary school level, special attention was given to the employment of teaching strategies which always strive to develop conceptual, figurative and functional aspects of written language, highlighting, throughout the reports of the work done, the teaching strategies concerning spoken language, as well as writing and reading skills. The results allow us to state that as far as the children are concerned it was possible to witness an evolution in the acquisition of reading and writing skills, especially in terms of enjoying and showing interest in reading and writing, as well as developing a positive attitude towards learning reading and writing skills. On the other hand, as far as the teaching methods applied are concerned, the creation and employment of strategies oriented to a functional and meaningful use in writing, in both teaching contexts (kindergarten and primary school), seem to be valid, since they appear to be closer to the way children think, establishing a connection between the two learning levels. Throughout the whole course of action and also at the final stage questions have risen which may more and more lead us to perfect and facilitate the children’s process of acquiring reading and writing skills in particular.
Descrição: Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 7 de Julho de 2011, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2632
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoTaniaCoutoNogueiraBarcelos2011.pdf700,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.