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Título: (Re)viver as brincadeiras e jogos de infância: o contributo para uma aprendizagem ao longo da vida
Outros títulos: (Re)living the play and games of childhood: a contribution to lifelong learning
Autor: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Brincadeiras e Jogos de Infância
Idoso
Aprendizagem ao Longo da Vida
Interação Avós-Netos
Data: Jul-2012
Editora: Gráfica de Coimbra 2
Citação: Condessa, Maria Isabel (2012). "(Re)viver as brincadeiras e jogos de infância: o contributo para uma aprendizagem ao longo da vida". In «A Voz dos Avós: Migração e Património Cultural», ed. Natália Ramos; Manuela Marujo; Aida Baptista, 137-151. ISBN 978-972-603-534-3. Coimbra: Gráfica de Coimbra 2.
Resumo: Pretende-se perceber a relevância dada pelo idoso açoriano às brincadeiras da sua infância, partindo-se do pressuposto de que estas atividades lúdicas além de proporcionarem a preservação da cultura de uma região, acabam por ser um recurso essencial na educação de qualquer indivíduo em sociedade. A partir das recordações de infância, evocadas num vasto grupo de idosos (mais de meio milhar) pertencentes a todo o arquipélago dos Açores, traçaremos algumas das vivências e crenças relacionadas com as suas brincadeiras de infância. Esta análise será realizada partindo da suposição de que nas brincadeiras de infância, que incidem em atividades e saberes populares, se reúne todo um universo de “saber-fazer” que envolve o desenvolvimento das capacidades individuais (físicas, motoras, cognitivas e socio afetivas de qualquer indivíduo.Realçamos ainda neste trabalho a interação possível de se estabelecer entre idosos e crianças – avós e netos – em experiência gratificantes que podem interceder para a melhoria da aprendizagem ao longo da vida.
ABSTRACT: We aim to describe the importance given by azorean elderly to their childhood play and games. We star with the premise that these recreational activities, in addition to promoting the preservation of the regional culture, can also become an essential resource in the education of any individual in society. We will draw from childhood memories, evoked by a large group of elderly (over five hundred) in the archipelago of Azores, to sketch some of the life experiences and beliefs related to their childhood play and games. This analysis was done starting with the assumption that childhood play, based on popular on activities and knowledge, contains a repositor of practices that promote the development of individual skills (physical, motor, cognitive and socio-affective). We will reaffirm the importance of interaction to be established between the elderly and children – grandparents and grandchildren – as a source of gratifying experiences that can contribute to lifelong learning.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2631
ISBN: 978-972-603-534-3
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