Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2626
Título: Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico
Autor: Pereira, Verónica Maria Fialho
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Física
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Data de Defesa: 12-Jul-2011
Citação: Pereira, Verónica Maria Fialho. "Escola e formação integral: as expressões artísticas e a educação físico-motora no contexto educacional da educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico". 2011. 100, [104] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011.
Resumo: O estágio, seja ele de que natureza for, revela-se um aliado essencial a todos aqueles que se encontram em formação e se preparam para iniciar a sua actividade profissional. O estágio enquanto prática pedagógica de futuros professores permite-lhes contactarem, vivenciarem e experimentarem todos os processos e condicionantes que a sua estadia numa sala de aula e numa escola proporcionam. Sendo assim, o presente documento aborda, de uma forma geral, todos os aspectos e decisões que rodeiam o dia-a-dia de um professor, bem como, relatará a forma como o estágio decorreu reflectindo o nosso modo de actuar e entender alguns dos pontos fulcrais a ter presentes no processo de ensino-aprendizagem. Dada a necessidade deste relatório estabelecer uma articulação com a nossa estadia na escola, cada mestrando foi convidado a enveredar por uma vertente, podendo, por isso aprofundá-la no decorrer do seu estágio. A minha opção centrou-se na área das expressões, daí este documento contar ainda com uma abordagem específica a este tema, bem como com o relato, análise e reflexão acerca de algumas situações onde elas estiveram envolvidas.
ABSTRACT: The stage, be it nature, it is a key ally to all who are in training and preparing to begin his professional activity. The internship while pedagogical practice of future teachers allows them to contact, experience and try out all the processes and constraints that their stay in a classroom and a school provide. Thus, this document addresses in a general manner, all the aspects and decisions that surround the day-to-day in the life of a teacher, as well as, it shall report to the way in which the stage was held in reflecting our way of acting and understand some of the key points to bear in mind in the teaching-learning process. Given the need for this report to establish a link with our stay at the school, each student was invited to embark on a strand, and could therefore deepen it in the course of his internship. My option has focused in the expressions area, from there this document also count with a specific approach to this issue, as well as with the report, analysis and reflection on some situations where it has been involved in.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio), 12 de Julho de 2011, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2626
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoVeronicaMariaFialhoPereira2011.pdfDocumento Principal914,73 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-VeronicaMariaFialhoPereira2011.pdfAnexos2,48 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.