Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2625
Título: (Re)pensar as práticas de professores de Educação Física para a promoção da saúde
Autor: Santos, Rui Paulo Ribeiro dos
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Professor de Educação Física
Prática de Educação Física
Promoção da Saúde
School
Physical Education Teachers
Health Promotion
Training
Data de Defesa: 6-Out-2011
Citação: Santos, Rui Paulo Ribeiro dos. "(Re)pensar as práticas de professores de Educação Física para a promoção da saúde". 2011. VIII, 163 p.. (Mestrado em Supervisão Pedagógica: Educação Física) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011.
Resumo: Devido às grandes alterações dos hábitos de vida das populações, a actividade física das crianças e jovens está a decrescer progressivamente. Este trabalho teve como principal intuito analisar e descrever as opiniões/percepções de professores de educação física (EF) das escolas de dois Concelhos da Ilha de São Miguel acerca das suas práticas para a Promoção da Saúde nas suas escolas, tendo por objectivos: 1) Conhecer as percepções de professores de EF sobre a “Promoção da Saúde” na população infanto-juvenil e as suas opiniões sobre as acções de prevenção/ promoção de saúde dinamizadas pelas suas escolas (A e B); 2) Confrontar as percepções de professores de EF sobre as suas áreas de intervenção no ensino da EF tendo em consideração a “Promoção da Saúde” na população infanto-juvenil; 3) Levantar junto dos profissionais que leccionam EF nas escolas (A e B), as necessidades de formação e actualização na temática da saúde em função do seu perfil de actuação na área de prevenção/ promoção da saúde junto da população infanto/ juvenil. Na metodologia adoptada, de natureza quantitativa e qualitativa, foram elaborados e aplicados dois instrumentos de pesquisa, um questionário dirigido aos professores de EF do estudo e uma entrevista semi-estruturada aplicada aos Coordenadores/Representantes da disciplina de EF das escolas do nosso estudo. Os resultados do estudo permitiram concluir que os professores de EF, independentemente de serem ou não coordenadores/ representantes da disciplina na escola, são unânimes em considerar a escola como um local privilegiado para realizar e desenvolver a promoção da saúde e da actividade física desportiva, através de uma intervenção centrada essencialmente na dimensão curricular e extracurricular. Para tal, é urgente (re)pensar as práticas nas escolas, havendo necessidade de um maior envolvimento das autarquias e uma melhoria da oferta actual da formação continua.
ABSTRACT: Due the great changes of population ways of live, the physical activity of children and young people is gradually decreasing. The main goal of this work was to analyze and describe the opinions/perceptions on Health Promotion in order to create healthy life habits of several Physical education teachers (PE) from schools in two municipalities in the island of São Miguel. Having in mind: 1) Acknowledging physical educational teachers` opinions on "Health problematic" in young people stage group and their own views about the actions taken on their schools (A and B) concerning health promotion; 2) to confront/ analyze PE teachers` approach of Health Promotion in the different areas teach in the subject and 3) to survey the PE teachers' on the different schools (A and B), the need of teacher training and updates on the thematic of health promotion and acting in the prevention and formatting healthy habits on young children population. We used two instruments of research to gather the information needed: one survey having the PE teachers' as the public, and one semi/structured interview script having in mind the Coordinators/Representatives of that PE teachers. The methodology adopted was both quantitative as qualitative. This study allowed us to conclude that PE teachers', whether they are coordinators/representatives of school discipline, are unanimous in see the school as a privileged place to perform and developed health promotion and physical sports activities through a centered intervention on both curricular and cross curricular dimension. For this it is urgent (re) consider the practices in schools, requiring greater involvement of local governments and improving the current offer of training.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Supervisão Pedagógica (Educação Física), 6 de Outubro de 2011, Universidade dos Açores.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2625
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