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Título: Marketing estratégico : um estudo aplicado aos grupos estratégicos na indústria gráfica portuguesa
Autor: Flor, Ana Cristina de Freitas Pereira Massa
Orientador: Couto, João Pedro Almeida
Palavras-chave: Indústria Gráfica
Marketing Estratégico
Planeamento estratégico
Graphic Industry
Strategic Marketing
Strategic Planning
Data de Defesa: 10-Mar-2006
Resumo: Ao longo dos últimos anos, a indústria gráfica, tem sofrido alterações, que interferem nas opções estratégicas de cada empresa. Clientes mais exigentes, prazos de entrega mais curtos, concorrentes mais agressivos, são algumas das mudanças com que as empresas gráficas se defrontam. Estas empresas têm grande preocupação ao nível da produção e como é cada vez mais pertinente conhecer e interpretar o mercado, esta dissertação vai procurar compreender a realidade das empresas gráficas portuguesas, aplicando alguns conceitos do marketing estratégico, aferindo a sua postura quanto à analise de mercado e acções desencadeadas para actuar sobre o mesmo. Fez-se o enquadramento desta indústria com base nas estratégias genéricas de Porter, tendo-se identificado a presença de quatro grupos estratégicos. Os resultados apontaram ainda, no sentido de que, a adopção da estratégia depende da orientação de mercado de cada grupo de empresas.
ABSTRACT: In the last few years, the graphic industry has suffered changes that interfere in the strategic options of each enterprise. Demanding clients, shorter delivery limits of time and more aggressive competitors are some of the changes the graphic enterprises have to face. These enterprises are very concerned with the production level, and because it is important to know and to interpret the market, this essay will try to understand the reality of the Portuguese graphic enterprises, applying some notions of strategic marketing, defining its position in what concerns the analyses of the market and actions developed to work on it. The frame of this industry was done based on the generic strategies of Porter, identifying it with the presence of four strategic groups. The results also indicate that the adoption of a strategy depends on the market orientation of each group of enterprises.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/262
Aparece nas colecções:DEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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