Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2608
Título: As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de jardim-de-infância/1º ciclo do ensino básico
Autor: Furtado, Nemésia Pavão Bettencourt
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Didáctica
Docência
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jardim-de-Infância
Prática Educativa
Prática Pedagógica
Data de Defesa: 6-Jul-2011
Citação: Furtado, Nemésia Pavão Bettencourt. "As potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de jardim-de-infância/1º ciclo do ensino básico: relatório de estágio". 2011. 96, [59] p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) - Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2011.
Resumo: O presente relatório de estágio enquadra-se no Mestrado em Educação do Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e apresenta-se como um relatório final dos estágios realizados nas disciplinas das Práticas Educativas Supervisionadas I e II. O trabalho tem um pensamento crítico-reflexivo sobre as práticas pedagógicas, possibilitando a partilha de saberes e conhecimento profissional. A prática da docência é, precisamente, reflectir, compreender e interpretar as diferentes situações vivenciadas no meio escolar, tendo sempre uma perspectiva de reformular e adequar as estratégias de ensino às características das crianças, explorando as suas dificuldades, motivações e interesses. Neste seguimento, optámos, também, por reflectir algumas questões subordinadas ao tema das potencialidades didácticas das actividades da área das expressões (artísticas e físico-motora) na escola de Jardim-de-infância/ 1.º Ciclo do Ensino Básico. A escolha desta temática prendeu-se com o facto de considerarmos o campo das expressões extremamente rico para os escalões etários contemplados (crianças com idades até 10/ 11 anos) e de esta área não dever ser encarada como área de menor importância para o desenvolvimento global e integrado das crianças, pois, para além do seu valor por si só, as expressões podem ainda estar intimamente ligadas às restantes áreas do currículo escolar, como suporte didáctico para a aprendizagem. Para além de um investimento destas áreas nas práticas pedagógicas do estágio, investimento esse realizado com a planificação, a intervenção e a reflexão dessas práticas, optámos por realizar um aprofundamento do tema, recorrendo a uma metodologia quantitativa, através da aplicação de inquérito por questionário aos pais e aos educadores/ professores do 1.º ciclo das escolas onde foram realizadas as correspondentes práticas educativas. Os resultados deste inquérito permitiram-nos aduzir que tanto os encarregados de educação/ pais, como os professores/ educadores consideram que a área das expressões é uma estratégia educacional fundamental para o desenvolvimento integral e global das crianças, favorecendo, assim, um leque variado de experiências de aprendizagem com qualidade. Do mesmo modo, no decorrer das nossas práticas nos dois estágios, concluímos que o campo das expressões pode ser extremamente rico e um poderoso instrumento ao serviço da educação pré-escolar e básica (1.CEB) das crianças da nossa escola.
ABSTRACT: This report falls within the Master's Degree on Preschool Education and Elementary School Teaching, being thus the final report on the traineeships carried out under the Supervised Educational Practices subject. The work bears a critical and reflective thinking on teaching practices, allowing us to share knowledge and professional experience. Teaching is precisely to reflect, understand and interpret the different situations experienced in the school environment, with a view to reform and adjust teaching strategies to the characteristics of children, exploring their problems, interests and motivations. Therefore, we also decided to tackle some questions on the educational potential of expressional activities (artistic, physical and motor) in preschool and elementary school. The choice of this subject is related to the fact that the expressional area is extremely important for the coherent development of the concerned age groups (children up to 10/11 years). Thus, and apart from their own value, expressions can also be closely linked to the other areas of the curriculum as an educational support for learning. In addition to the investment we made in these areas, in the pedagogical practices of the traineeship, such as the planning, intervention and reflection of these practices, we chose to deepen the subject by resorting to a quantitative approach, through inquiries to parents and teachers of elementary schools where these educational practices were carried out. The inquiry results led us to the conclusion that both tutors/parents and teachers/educators regard the area of expressions as an essential educational strategy for the full development of children, as well as one that provides a wide range of important learning experiences. Similarly, during the course of our study, we concluded that the expressional field can also be an extremely rich and powerful instrument for preschool and elementary education in favour of the children of our school.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2608
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