Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2587
Título: Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores
Autor: Moniz, Ana Isabel Arruda
Hill, Maria Manuela Magalhães
Silva, João Albino Matos da
Palavras-chave: Sustentabilidade do Turismo
Qualidade da Experiência Turística
Análise de Expectativas/Percepções
Satisfação com a Visita
Açores (Portugal)
Sustainable Tourism
Tourist Experience
Expectations/Perceptions Analysis
Tourist Satisfaction Clusters
Azores (Portugal)
Data: 2009
Editora: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)
Citação: Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Manuela Magalhães Hill; João Albino Silva. "Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores", Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 22: 63-75, 2009.
Resumo: Por um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino.
ABSTRACT: This paper investigates one of the underlying dimensions of the sustainable tourism concept in the case of the Azores: the overall quality of the tourist experience. An exit questionnaire was given to a sample of 400 tourists during the high season (summer). Twenty-five attributes were evaluated to determine the relative importance in destination choice (expectations) and tourist satisfaction (perceptions), in order to measure destination performance. Scenery and nature received the highest mean scores in attribute importance and satisfaction. Average satisfaction exceeded average importance for all the attributes and significant differences were found in eleven attributes. Six relevant factors in destination choice and five relevant factors in destination performance were identified using factor analysis. Cluster analysis on the satisfaction factors revealed the presence of three distinct groups: the Delighted (37,5%), the Discoverers (47,7%) and Socializers (14,8%). Tourist satisfaction contributes to repeat visits and to the recommendation of the tourist destination to others.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2587
ISSN: 1645-586X
Aparece nas colecções:DGST - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RPER2010.pdf1,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.