Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2584
Título: Entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professores
Autor: Santos, Ana Isabel
Palavras-chave: Linguagem Escrita
Conceptualizações
Educadores de Infância
Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Transição
Data: Out-2011
Citação: Santos, Ana Isabel (2011). "Entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico: a leitura e a escrita na perspectiva de educadores e professores". I Encontro Internacional de «Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas», Ponta Delgada: Universidade dos Açores (Comunicação).
Resumo: O processo de transição entre níveis educativos é amplamente reconhecido e pontualmente estudado como um factor importante que contribui para uma progressão de sucesso nas aprendizagens das crianças. Numa pesquisa alargada sobre as práticas pedagógicas de literacia no processo de transição entre a educação pré-escolar e o ensino básico, não são encontrados estudos que aprofundem esta temática, sendo certo que, aqueles que abordam as questões da transição entre estes dois níveis de ensino, apontam para a importância da aproximação e continuidade entre as práticas de educadores e professores como um aspecto positivo para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças (Ahtlo et al., 2011; Chun, 2003; Einarsdottir, 2006). Estes estudos são unânimes em afirmar que, na maior parte dos casos, existem descontinuidades entre os dois níveis de ensino, descontinuidades, estas, que se verificam ao nível das práticas pedagógicas e das concepções destes docentes. Em Portugal, quer as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (M.E., 1997), quer os Programas de Língua Portuguesa (M.E., 2004, 2009) são o reflexo de um conjunto de intenções mais ou menos explícitas sobre a continuidade educativa, a que educadores e professores devem dar atenção, na concepção e implementação de estratégias que visem a criação de condições favoráveis para uma transição que se pretende de sucesso. A questão que se impõe é saber de que forma essa continuidade está presente nas nossas escolas. Na procura de algumas pistas, a presente comunicação tem por objectivo dar a conhecer a forma como educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico concebem e implementam estratégias orientadas para este processo, na tentativa de identificar aspectos que lhe imprimam essa lógica de continuidade e articulação. Assim, foram realizadas 10 entrevistas (5 a educadores e 5 a professores do 1º Ciclo E.B.), no sentido de se aprofundar a forma como cada um pensa sobre aquilo que deveria ser e sobre aquilo que faz neste âmbito da sua intervenção. Resultados preliminares são reveladores de posições distintas entre educadores e professores na forma como perspectivam o processo de transição entre estes dois níveis de ensino. Contudo, a identificação de estratégias de intervenção direccionadas para o desenvolvimento de competências de preparação para a aprendizagem da leitura e da escrita, distantes de uma perspectiva emergente da literacia que deveria prevalecer, e vincadamente centradas no adulto, parecem ser um denominador comum na forma como uns e outros pensam.
Descrição: I Encontro Internacional de "Educação, Currículo e Didácticas: Tendências, Contextos e Dinâmicas", Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 27, 28 e 29 de Outubro de 2011.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2584
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Entre o Pré-Escolar e o 1º Ciclo do EB - Ana Isabel Santos - Educação Currículo e Didácticas 2011.ppt1,72 MBMicrosoft PowerpointVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.