Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2579
Título: Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância
Autor: Santos, Ana Isabel
Martins, Margarida Alves
Palavras-chave: Práticas Pedagógicas
Concepções
Educadores de Infância
Linguagem Escrita
Data: 2009
Editora: Universidade do Minho
Citação: Martins, M. A. & Santos, Ana Isabel (2009). "Concepções e Práticas Pedagógicas de abordagem à linguagem escrita dos educadores de infância". In «Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia», 2832- 2847. ISBN 978-972-8746-71-1. Braga: Universidade do Minho.
Resumo: A comunicação tem por objectivo apresentar os resultados de um estudo realizado com 18 educadoras de infância que desenvolvem o seu trabalho na rede pública da Ilha Terceira, Açores, que foram observadas e entrevistadas no sentido de apreender e compreender a forma como implementam práticas pedagógicas potencializadoras da emergência da literacia e como perspectivam a sua intervenção pedagógica neste domínio. Considerando elementos como a concepção do projecto pedagógico de intervenção, a organização e gestão de espaços e tempos, a implementação de estratégias de intervenção e, ainda, o tipo de competências que consideram dever privilegiar em prol de uma adequada transição das crianças para o primeiro ciclo do ensino básico, os resultados permitem afirmar que existem discrepâncias pontuais entre concepções e práticas pedagógicas que nos levam a falar de uma falta de consistência entre ambas. Dos resultados surge uma chamada de atenção para os docentes de educação de infância, perante a necessidade de reflectir acerca da forma como implementam e perspectivam a sua intervenção, na procura da necessária articulação entre as diversas componentes curriculares que enformam concepções e práticas, na tentativa de responder da melhor forma possível às necessidades e interesses emergentes das crianças em idade pré-escolar acerca da linguagem escrita.
Descrição: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 9-11 Setembro 2009.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2579
ISBN: 978-972-8746-71-1
Aparece nas colecções:DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.