Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2512
Título: Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemática
Autor: Melo, Helena Sousa
Palavras-chave: História da Matemática
Escolas Açorianas
Data: Out-2011
Editora: Sociedade Portuguesa de Matemática
Citação: Melo, Helena S. (2011). "Breves notas sobre as normas programáticas nas escolas açorianas no século XIX que abarcam a disciplina de matemática". «Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática», 65, Suplemento, pp 46-48. ISSN 0872-3672.
Resumo: Numa busca às raízes do ensino de matemática no Arquipélago dos Açores, observamos que o mais relevante ocorre no século XIX. No início do seu povoamento a principal preocupação era a sobrevivência. Foi com a chegada dos franciscanos, dos jesuítas e dos gracianos, para as necessidades espirituais, que a instrução começou a se desenvolver. Em 1760 ocorreu o encerramento dos estabelecimentos jesuítas por ordem do Marquês de Pombal que, na sua reforma escolar, anunciava algumas criações nas ilhas açorianas. Apesar da intenção, esta reforma da instrução não se fez sentir muito no arquipélago. Do panorama das aulas, existentes até ao aparecimento do constitucionalismo, destacamos na ilha Terceira a criação, por decreto de 1797, de uma Aula de Matemática para instrução preparatória dos oficiais da organização militar estabelecida no Castelo de São João Batista de Angra, que abriu apenas em 1805.
Descrição: Artigo no seguimento da comunicação feita no 24.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática realizado na Base Naval do Alfeite, em 18 de junho de 2011.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2512
ISSN: 0872-3672
Versão do Editor: http://revistas.rcaap.pt/boletimspm/article/download/735/599
Aparece nas colecções:DME - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SNHM_2011.pdf456,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.