Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2501
Título: A cidadania como projecto educacional: uma abordagem reflexiva e reconstrutiva
Autor: Fonseca, Josélia
Orientador: Neves, Maria do Céu Patrão
Alonso, Luísa
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Ensino Básico (3º Ciclo)
Escola Básica Integrada da Ilha Terceira
Ética da Responsabilidade
Professor
Açores
Data de Defesa: 24-Jul-2012
Citação: Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro da – "A cidadania como projecto educacional : uma abordagem reflexiva e reconstrutiva". Angra do Heroísmo : Universidade dos Açores. 2012. XII, 425 p., [284 f.]. Tese de Doutoramento.
Resumo: O presente trabalho de investigação tem como finalidade compreender o sentido e o lugar da educação para a cidadania no currículo da escola actual e contribuir para que este processo educativo se torne um pilar estruturante na formação dos alunos enquanto "pessoas". Na sociedade do século XXI, a educação para a cidadania não pode continuar arreigada a um processo de instrução cívica que se revela inadequado para formar as “pessoas” enquanto cidadãos activos e responsáveis. No referencial teórico que sustenta este trabalho, entende-se a educação para a cidadania como um processo educativo global e integrado, fundamentado numa ética da responsabilidade, que visa a promoção da formação do cidadão enquanto unicidade dinâmica do eu, na sua dimensão singular e na sua dimensão comunitária. Tendo em consideração as exigências da educação para a cidadania na sociedade actual, achamos pertinente envolver a escola e os professores num trabalho de investigação-acção colaborativa, que lhes permitisse analisar e reflectir como concebiam e desenvolviam o processo educativo para a cidadania e potenciasse a inovação das suas teorias práticas neste domínio. Participou neste trabalho de investigação uma comunidade de aprendizagem, constituída pela investigadora principal e por dez professores de dois conselhos de turma, um do 8º e outro do 9º ano de escolaridade, de uma Escola Básica Integrada da Ilha Terceira. O desenvolvimento do processo de investigação-acção colaborativa organizou-se em vários ciclos e fases, e sustentou-se prioritariamente numa acção de formação reflexiva e contextualizada, em modalidade de oficina, na qual os professores apreenderam novas perspectivas de educação, cidadania, desenvolvimento curricular e profissional, que concretizaram num projecto curricular integrado para a cidadania, nos seus conselhos de turma. No decorrer do processo foram adoptados diferentes procedimentos de recolha e análise de dados: entrevistas exploratórias e questionário diagnóstico e final; diversos instrumentos de registo; diário do investigador; relatórios da oficina de formação; entrevistas de seguimento em grupo, que possibilitaram a monitorização das mudanças produzidas pelos professores no processo educativo para a cidadania e no seu desenvolvimento pessoal e profissional. No final deste estudo, verificámos que os professores participantes evidenciaram transformações significativas na forma como concebem e desenvolvem a educação para a cidadania, associando-a a uma ética da responsabilidade e desenvolvendo este processo educativo de forma intencional e integrada.
ABSTRACT: This research project aims at understanding the meaning and the role of citizenship education in the curriculum nowadays. In addition, I expect that it contributes to the consolidation of citizenship as a pillar of the education of students as "persons". In the 21st century, citizenship education cannot be limited to instruction on civics, because such approach is insufficient if one wants to educate active and responsible citizens. In the light of the theoretical framework of this study, citizenship education is defined as a global and integrated process, based on an ethics of responsibility, which aims at educating the citizen by taking the dynamic unity of the self into consideration, both at the individual and at the community level. Considering the demands of citizenship education in the contemporary society, it is important to engage teachers in collaborative action research projects, which allow them to (1) reflect on their approaches to citizenship education and (2) foster innovation of their practice in that domain. Accordingly, I have led a learning community, which included ten teachers of an elementary school from Terceira Island, as well as two class councils – one from the eighth and one from the ninth grade. The action research process was supported by a workshop, aimed at enhancing the participants’ awareness of new perspectives on education, citizenship, curriculum development and professional development, which they embedded in an integrated curricular project with their class councils. Besides reflecting on that practice with the team, I collected data through different procedures: exploratory interviews; a diagnostic and a final questionnaire; a researcher’s journal; workshop reports; and follow-up group interviews, which allowed for the monitoring of the changes produced by the teachers in their approaches to citizenship education and in their own professional development. By the end of this study, I had collected evidence of significant changes in the participants’ approaches to citizenship education, which became increasingly intentional, integrated and justified on the basis of an ethics of responsibility.
Descrição: Tese de Doutoramento em Educação (Filosofia da Educação).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2501
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