Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2487
Título: A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional
Autor: Mira Leal, Susana
Fonseca, Josélia
Palavras-chave: Investigação-ação
Desenvolvimento Profissional
Data: Out-2013
Editora: Almedina
Citação: Leal, Susana Mira; Fonseca, Josélia (2013). "A investigação-ação como instrumento de desenvolvimento profissional". In F. Sousa, L. Alonso & M. C. Roldão (Orgs.), «Investigação para um currículo relevante» (pp. 163-177). Coimbra: Almedina. ISBN 978-972-40-5156-7.
Resumo: A realidade educativa dos finais do século XX e inícios do século XXI recriou o sentido da escola e o seu papel social, confrontando-a, e aos professores em particular, com novas exigências. Mais do que uma organização que promove a aprendizagem, quer-se hoje que a escola seja ela própria uma organização que aprende, isto é, uma organização que é capaz de refletir sobre a sua missão e as suas práticas com vista à promoção de aprendizagens contextualizadas e significativas para os alunos. Neste sentido, espera-se que as escolas sinalizem as suas próprias necessidades formativas e estimulem processos de auto-formação nos quais os professores pensam o currículo e o seu papel como mediadores curriculares, e empreendam caminhos de mudança e inovação. Neste texto, refletimos sobre as exigências que atualmente se colocam à escola discutindo o papel da investigação-ação colaborativa no desenvolvimento daquela e dos professores que nela atuam, que se pretendem, hoje mais do que nunca, profissionais reflexivos e agentes de mudança e inovação. (da Introdução ao texto)
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2487
ISBN: 978-972-40-5156-7
Aparece nas colecções:DEDU - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.