Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2486
Título: Contributos da Investigação-ação no desenvolvimento profissional: um percurso de inovação
Autor: Fonseca, Josélia
Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional
Investigação-ação
Currículo
Integração
Data: 2013
Editora: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE
Citação: Fonseca, J. (2013). "Contributos da Investigação-ação no desenvolvimento profissional: um percurso de inovação". In Estrela, Teresa et al (Coords.), «Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas». Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (edição em CD-ROM).
Resumo: As alterações económicas, sociais, culturais, epistemológicas e axiológicas que se verificaram nos finais do século XX e inícios do século XXI impuseram/impõem uma nova conceção de escola, de formação e de desenvolvimento profissional dos professores. A permanente mutabilidade da atual sociedade de informação e do conhecimento, onde este já não é olhado sob o ponto de vista da racionalidade técnica nem como uma verdade inquestionável, exige que a escola deixe de ser um espaço de aprendizagem e se torne numa organização que aprende. A escola como instituição aprendente torna imperativo que se repense a profissão docente, nomeadamente a sua função na escola e na sociedade de aprendizagem. Atualmente, o professor não pode ser um mero funcionário técnico da escola, que lê e desenvolve acriticamente o currículo. Ao professor exige-se que seja um investigador crítico e reflexivo, capaz gerir e promover a mudança. Assim, a formação contínua dos professores deve assentar num processo de investigação-ação colaborativa, que potencie a análise e a reflexão crítica sobre as suas teorias e práticas educativas e que promova inovação. Nesta comunicação pretendemos apresentar o impacto de um projeto de investigação-ação colaborativa na gestão e desenvolvimentos das práticas curriculares de um grupo de professores do 3º ciclo do ensino básico, no âmbito da educação para a cidadania.
Descrição: XXº Colóquio da AFIRSE 2013, Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2013.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2486
ISBN: 978-989-8272-17-1
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Contributos da Investigação no desenvolvimento profissional.pdf755,64 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.