Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2485
Título: Reconstruindo a ética da responsabilidade educativa nos processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de investigação-ação colaborativa
Autor: Fonseca, Josélia
Palavras-chave: Ética da Responsabilidade
Investigação-ação
Cidadania
Desenvolvimento Profissional
Educação
Data: 2013
Editora: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE
Citação: Fonseca, J. (2013). "Reconstruindo a ética da responsabilidade educativa nos processos de desenvolvimento profissional: uma experiência de investigação-ação colaborativa". In Estrela, Teresa et al (Coords.), «Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas». Lisboa: EDUCA/Secção Portuguesa da AFIRSE. (edição em CD-ROM).
Resumo: O século XXI caracteriza-se por uma complexa conjuntura sociocultural, axiológica, económica e política que exige ao atual cidadão uma nova forma de ser e de atuar em sociedade. Ao cidadão do século XXI reivindica-se que seja um membro socialmente mais interventivo e responsável, que suporte a sua participação numa racionalidade crítica e eticamente fundamentada. Assim, nas últimas décadas do século XX e inícios deste século, verificou-se, nas políticas educativas portuguesas, um grande investimento na educação para a cidadania. No Decerto–Lei nº 6/2001, a educação para a cidadania é consignada como um dos pilares do processo educativo português, sendo por isso, definido que fosse desenvolvida integrada e transversalmente ao longo de todo o currículo. Reconhecendo-lhe também um lugar de relevo no processo educativo, o Conselho Nacional de Educação, concebe a cidadania ativa como um dos cinco saberes básico para o cidadão do século XXI. À luz da definição apresentada por este Conselho, à cidadania ativa está adstrita uma dimensão fortemente ética e axiológica, consubstanciada numa ética da responsabilidade. Tendo por base as novas exigências da educação para a cidadania, desenvolvemos um projeto de investigação, cuja finalidade consistia em compreender qual o sentido e o lugar a educação para a cidadania no currículo da escola atual. Tratou-se de um vasto trabalho de investigação, do qual apresentaremos parte dos resultados obtidos. Nesta comunicação será objeto de análise e reflexão a definição que os professores apresentam de educação para a cidadania, a forma como concebem e desenvolvem a sua responsabilidade enquanto educadores neste domínio. Atendendo à natureza e finalidades do projeto de investigação, considerámos pertinente desenvolver com os professores um trabalho de investigação-acção colaborativa, que lhes permitisse analisar e refletir como concebiam e desenvolviam o processo educativo para a cidadania e que promovesse a inovação das suas teorias e práticas neste domínio. No final deste estudo, verificámos que os professores participantes evidenciaram mudanças significativas na forma como concebem e desenvolvem a educação para a cidadania, associando-a a uma ética da responsabilidade e preocupando-se em tornar este princípio axiológico um dos pilares da sua praxis educativa.
Descrição: XXº Colóquio da AFIRSE 2013, Formação Profissional: Investigação Educacional sobre teorias, políticas e práticas, 31 de janeiro, 1 e 2 de fevereiro de 2013.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2485
ISBN: 978-989-8272-17-1
Aparece nas colecções:DEDU - Comunicações a Conferências / ConferenceItem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Reconstruindo a ética da responsabilidade educativa nos processos de desenvolvimento profissional.pdf678,7 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.