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Título: Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal
Outros títulos: Procedures for monitoring and evaluation of teachers: Tensions and expectations in Portugal
Autor: Sousa, Francisco
Mira Leal, Susana
Cabral, Ana Paula
Palavras-chave: Supervisão Pedagógica
Avaliação de Professores
Inspeção Educativa
Avaliação Formativa
Educational Supervision
Teacher Evaluation
Formative Evaluation and Assessment
School Inspection
Data: 2011
Editora: UNESP
Citação: Sousa, F.; Leal, S. M. e Cabral, A. P. (2011). "Processos supervisivos e avaliação de professores: Tensões e expectativas em Portugal". «Nuances: estudos sobre Educação», 20(21), 16-42. ISSN 2236-0441).
Resumo: As sucessivas alterações de que tem sido alvo o estatuto da carreira docente criado em Portugal no ano de 1990 e, num plano mais específico, as iniciativas políticas relativas à avaliação do desempenho docente no mesmo país intensificaram a discussão acerca dos objetivos, protagonistas, métodos e procedimentos associados a essa mesma avaliação. No presente artigo, procuramos contribuir para o aprofundamento dessa discussão, refletindo sobre os desenvolvimentos recentes das políticas de avaliação do desempenho docente em Portugal à luz de dois conceitos centrais: avaliação formativa e supervisão. Essa reflexão sustenta-se nos resultados de alguma investigação empírica e na análise de um conjunto de documentos oficiais relevantes, relativos ora à realidade observada no Continente português ora à situação específica da Região Autónoma dos Açores. Começamos por situar a discussão da avaliação do desempenho docente no quadro concetual das funções da avaliação, enfatizando a função formativa e discutindo até que ponto esta última tem sido considerada no contexto das políticas educativas em causa. Discutimos igualmente algumas possibilidades de desenvolvimento da supervisão pedagógica ao serviço da avaliação formativa dos professores no contexto português, analisando o papel da inspeção enquanto entidade com responsabilidades nos domínios do acompanhamento da ação pedagógica e da avaliação do desempenho docente.
ABSTRACT: Changes in the organization of teachers’ career since 1990 and, more specifically, measures related to teacher evaluation in Portugal have fuelled discussions on the objectives, players, methods and procedures with regard to that same evaluation. Through this article, we intend to contribute to a deeper approach to those issues, by reflecting on recent policies on teacher evaluation in Portugal in the light of two central concepts: formative evaluation and supervision. That reflection is based both on outcomes of some empirical research and on the analysis of a number of relevant official documents, related both to the situation in the Portuguese mainland and on the Azores, an Autonomous Region of Portugal. We will start by locating the discussion of teacher evaluation in a conceptual framework that considers all the functions that can be assigned to evaluation. Then we will focus on formative evaluation and discuss the extent to which it has been considered in the Portuguese educational policy. We will also discuss some issues related to educational supervision, especially its relationship with the formative evaluation of teachers in Portugal and the role of the inspectorate in its implementation.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2470
ISSN: 2236-0441 (Online)
Versão do Editor: http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1088/1097
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals

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