Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2453
Título: Um pacto com as Artes: 30 anos da Academia das Artes dos Açores
Autor: Silva, Leonor Sampaio da
Palavras-chave: Arte
Cultura Portuguesa
Cultura Contemporânea
Açores
Luísa Constantino
Estudos Visuais
Data: Out-2010
Editora: Academia das Artes dos Açores
Citação: Silva, Leonor Sampaio da (2010). "Um pacto com as Artes: 30 anos da Academia das Artes dos Açores", Ponta Delgada: Academia das Artes dos Açores, 253 pp.
Resumo: "Um Pacto com as Artes é uma detalhada viagem por trinta anos da vida de uma instituição e, ao mesmo tempo, um olhar sobre a obra e a personalidade da sua fundadora. Não sendo possível dizer que todas as qualidades que vislumbrei na professora de escultura da cadeira de Artes Plásticas da ESBAL se encontrem na instituição que fundou, a verdade é que, mesmo de forma inconstante, muitas estiveram e provavelmente continuarão a estar presentes. Só o facto de ter nascido e sobrevivido todos estes anos em condições por vezes tão adversas é, desde logo, um espelho da energia com que habitualmente Luísa Constantina parecia desafiar a realidade. Mas se Um Pacto com as Artes é a história de uma instituição fundamental da cidade de Ponta Delgada e do arquipélago dos Açores é, ao mesmo tempo, uma análise da arte, do ensino artístico e da cultura no período a que se reporta. Efectivamente, através da história da Academia das Artes dos Açores, aquilo que Leonor Sampaio da Silva efectua é algo mais amplo: uma imprescindível – e sempre muito difícil – história dos últimos trinta anos, envolvendo pessoas e factos ainda pouco resguardados no conforto da distância temporal e emocional. Procurar um relato justo e crítico sobre um tempo que se viveu mas que também ainda se vive e fazê-lo abordando aqueles que nos acompanharam e acompanham, de forma mais próxima ou mais longínqua, é não apenas um exercício raro e difícil mas um acto de coragem. Coragem necessária à compreensão do presente: essa é uma das mais generosas dádivas deste livro e da sua autora à instituição, à cidade, ao arquipélago e a todos nós." [Do Prefácio de Vítor dos Reis]
Descrição: O livro faz a história da Academia das Artes dos Açores, no contexto regional e nacional dos trinta anos que decorreram entre a fundação da ADA - 1980 - e a data da publicação, 2010. Em paralelo, situa-se a criação artística regional no plano das principais tendências nacionais e internacionais, procurando-se em simultâneo cartografar a cultura contemporânea e divulgar as obras mais emblemáticas que passaram pela Academia açoriana.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2453
ISBN: 978-989-96950-0-9
Aparece nas colecções:DLLC - Livro / Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
LIVRO_UMPACTOCOMASARTES.pdf3,62 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.