Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2421
Título: Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem
Autor: Arroz, Ana Margarida Moura
Figueiredo, Maria Pacheco
Sousa, Dulce
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Perspectivas de Crianças
Data: 10-Fev-2009
Editora: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI)
Citação: Arroz, A. M., Figueiredo, M. P., Sousa, D. (2009). "Aprender é estar quietinho e fazer coisas a sério: perspectivas de crianças em idade pré-escolar sobre a aprendizagem". «Revista Iberoamericana de Educación», 48(4): 1-18. ESSN 1681-5653.
Resumo: Adoptando uma abordagem interpretativa orientada para a descoberta e um dispositivo técnico qualitativo de análises descritivo-interpretativas de entrevistas individuais e de observações das dinâmicas educativas, este estudo explora o modo como 28 crianças, de cinco e seis anos, de dois Jardins de Infância (JI) da ilha Terceira (Açores, Portugal), perspectivam a aprendizagem. Os modos qualitativamente distintos dos alunos conceberem a aprendizagem constitui uma problemática a que tem sido dado algum relevo noutros níveis de ensino, mas que não colhe ao nível pré-escolar idêntica atenção. Uma análise fenomenográfica permitiu identificar quatro modos distintos de conceber a aprendizagem, como: "fazer coisas", "o que nos é ensinado", "saber mais coisas" e "útil para o futuro". A partir dos argumentos com que as crianças diferenciam o que se aprende do que não se aprende resultaram, através de uma análise temática, seis critérios de demarcação com ocorrência diferenciada: "trabalhar versus brincar", "actividade versus passividade", "actividade dirigida pelo adulto", "obrigatoriedade das actividades", "informalidade dos espaços onde não há aprendizagem" e "adequação versus desadequação comportamental a um modelo de um aprendiz tradicional"
Descrição: Copyright © 2009 Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI).
Este registo encontra-se também depositado no Instituto politécnico de Viseu com o URI: http://hdl.handle.net/10400.19/511.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2421
ISSN: 1681-5653 (Online)
Aparece nas colecções:DEDU - Artigos em Revistas Internacionais / Articles in International Journals



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.