Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2364
Título: O enraizamento social da ideia da República em Teófilo Braga e Manuel de Arriaga
Autor: Luz, José Luís Brandão da
Palavras-chave: Antero de Quental (1842-1891)
Cícero (106 a.C.-43 a.C.)
Manuel de Arriaga (1840-1917)
Povo
República
Socialismo
Teófilo Braga (1843-1924)
Data: Jun-2013
Editora: Universidade Católica Portuguesa
Citação: «O enraizamento social da ideia da República em Teófilo Braga e Manuel de Arriaga», em Artur Teodoro de Matos (coord.) "Sociedade, Cultura e Conflito nos 100 Anos da República", Humanitas – Unidade de Coordenação da Investigação Científica, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2013, pp. 7-23. http://cefi.fch.lisboa.ucp.pt/atas-de-encontros-cientificos/index.html.
Resumo: Propomos destacar nas obras de Teófilo Braga e de Manuel de Arriaga os contributos que trouxeram para um pensamento político e social de feição republicana assente numa visão alargada de "povo". Começaremos por centrar a atenção nas perspectivas que a obra de Teófilo Braga traz a esta temática, fazendo sobressair o carácter aglutinador que a anima, em oposição à visão socialista de Antero, que ligava a instauração da república à acção do "povo" explorado contra as classes dominantes. De seguida, e relativamente a Manuel de Arriaga, destacaremos o seu empenho em associar a organização da vida social da república às orientações de uma nova ordem jurídica e às luzes das ciências. Finalmente, poremos em evidência, em Teófilo e Arriaga, a visão reformista da acção política e o ideal por que se bateram para a república em Portugal, que conceberam, na sua acepção literal, como tarefa do povo.
Descrição: «Colóquio realizado em Lisboa, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Em 2011. Organizado pela Humanitas - Unidade de Coordenação da Investigação Científica dessa Faculdade e por todos os centros de investigação nela integrados, tal colóquio inseriu-se nas comemorações do I Centenário da República Portuguesa e teve como tema: "Sociedade, Cultura e Conflito nos 100 anos da República"». (da Nota de Abertura por Artur Teodoro de Matos)
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2364
Aparece nas colecções:DHFA - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
EnraizamentoSocialIdeiaRepúblicaTB_MA_JLBL.pdf901,75 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.