Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2331
Título: Contributo da contabilidade analítica para a gestão universitária : o caso da Universidade dos Açores
Autor: Banha, Maria do Rosário Leite Clara Cordeiro
Orientador: Fortuna, Mário
Palavras-chave: Contabilidade Analítica
Contabilidade Universitária
Plano Oficial de Contabilidade para o sector de Educação (POCE)
Universidade dos Açores (Organograma)
Açores
Cost Accounting
POCE
University Accounting
Data de Defesa: 25-Jul-2013
Citação: Banha, Maria do Rosário Leite Clara Cordeiro – "Contributo da contabilidade analítica para a gestão universitária : o caso da Universidade dos Açores". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. [10], 151 [9 páginas desdobráveis] p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Desde 1997, com a publicação do Plano Oficial de Contabilidade Publico (POCP), que se vê um esforço por parte da administração pública para produzir informação financeira e económica relevante e comparável não só a nível nacional mas também europeu. Este esforço foi complementado e alargado às instituições de ensino em 2000 com a introdução do Plano Oficial de Contabilidade para o sector de Educação (POCE). O objetivo final deste plano é dotar essas instituições de técnicas e de instrumentos de gestão capazes de favorecer e facilitar a condução financeira e económica das mesmas. A adoção deste plano passa pela criação de condições para se integrar três tipos de contabilidade: orçamental, patrimonial e analítica. Contudo, estes objetivos não são de fácil alcance especialmente no que concerne à criação de uma contabilidade analítica. A grave e profunda crise instalada no país teve repercussões no OE de 2012 e 2013 nomeadamente na revisão em baixa das dotações para o Ensino, sendo que os cortes aplicados foram de grande monta. Este aspeto, aliado à diminuição da procura de cursos superiores, faz com que as instituições de ensino tenham obrigatoriamente de se munir de instrumentos de gestão válidos para conhecerem a sua realidade económica, financeira e patrimonial e assim, não só conseguirem ultrapassar esta crise, como também melhorarem a sua futura gestão. Neste contexto, este trabalho de investigação pretende saber em que medida foi conseguida a adoção do POCE pela Universidade dos Açores (UAç) e até que ponto foram adotadas o uso das técnicas disponibilizadas pelo mesmo, nomeadamente da contabilidade analítica. Para atingir este fim será necessário fazer uma análise profunda aos proveitos, aos custos, e a toda a envolvência da UAç com o intuito de orientar a construção de uma contabilidade analítica que possa servir os interesses da academia.
ABSTRACT: Since 1997, with the publication of the Plano Oficial de Contabilidade Público (POCP), it´s notorious that an effort was made by the public administration to produce relevant and comparable financial and economic information, not only at a national level but also at a European level. This effort was complemented and extended to the higher education institutions in the year 2000, with the introduction of the Plano Oficial de Contabilidade for the education segment (POCE). The final goal of this plan is to provide these education institutions with techniques and management instruments to encourage and facilitate their own financial and economic organization. Adopting this plan implies the creation of conditions to integrate three types of accounting: budgeting, financial or patrimonial and cost accounting. Yet, these goals aren’t easy to achieve, specially the development of the cost accounting. The crisis situation that Portugal is in, had an impact in the State Budget of 2012 and 2013 specially affecting the education budget that has been reduced. This reduction added to the reduction of demand for university degrees, forces the education institutions to implement better management instruments to better understand their economic, financial and patrimonial situation. As a result, they will be able not only to better overcome the crisis but also to improve their future management. The purpose of this study is to learn how the POCE has been implemented by the University of the Azores, what techniques are foreseen in this Plan, and the extent to which they are being used, particularly in the use of Cost Accounting. In order to achieve this goal one must do a detailed characterization of the Azorean Institution to lead to the proposal of the construction of a Cost Accounting System that may serve the goals of the University.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2331
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