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Título: Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel : o contributo da satisfação no trabalho para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade no destino turístico
Autor: Santos, Alexandre Simas
Orientador: Moniz, Ana Isabel Arruda
Batista, Maria da Graça Câmara
Palavras-chave: Gestão Hoteleira
Hotelaria
Recursos Humanos
Satisfação Profissional
Turismo
Ilha de São Miguel (Açores)
Açores
Data de Defesa: 25-Jul-2013
Citação: Santos, Alexandre Simas – "Os recursos humanos na hotelaria de São Miguel : o contributo da satisfação no trabalho para o desenvolvimento de uma cultura de qualidade no destino turístico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. [12], 117 p... Dissertação de Mestrado.
Resumo: O processo de mudanças que vem acontecendo no mundo contemporâneo alcança, inevitavelmente, o setor hoteleiro. A busca de uma gestão hoteleira, que procure prestar serviços aos clientes com qualidade e eficiência tem sido o alvo a ser alcançado pelas Unidades Hoteleiras de São Miguel. Dentro desse prisma o estudo das pessoas dentro dessas organizações apresenta-se como estratégico. Para enfrentar os desafios da conjuntura económica atual, as organizações terão que pensar mais nas pessoas e sobretudo, preocupar-se mais em criar estímulos que motivem e satisfaçam os colaboradores para alcançarem tanto os objetivos da organização quanto os objetivos pessoais de cada um porque não adianta obter lucro e produtividade se a organização não desenvolver políticas e práticas que privilegiam o ser humano. Satisfação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho. A verdade é que a adoção de uma gestão hoteleira focada na qualidade requer mudanças na cultura organizacional, exigindo principalmente motivação e satisfação no trabalho, que conduz ao esforço, dedicação, persistência e comprometimento. Com o presente trabalho pretende-se investigar a satisfação como uma ferramenta para alcançar a produtividade e a excelência no desempenho das atividades nas unidades hoteleiras de São Miguel. Para alcançar o objetivo deste trabalho, fez-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Gestão de Recursos Humanos na Hotelaria e Satisfação no Trabalho. Utilizou-se o método inquisitivo baseado num questionário para se obter dados referentes à satisfação, motivação e critérios para a qualidade do destino turístico do pessoal ao serviço das unidades hoteleiras.
ABSTRACT: The process of changes that have been taking place in contemporary world reaches undoubtedly to the hotel sector. The quest for a new hotel management, that seeks to provide quality and effective services to the customers, has been the target of hotel units of São Miguel. Within this framework, the study of people inside these organizations becomes strategic. In order to meet the challenges of the current economic climate, organizations must thing more of people and, above all, they must be more concerned with creating incentives that can motivate and satisfies their collaborators to achieve not only the objectives of the organization but also personal objectives of each individual, since there is no point in gaining profit and having productivity if the organization do not develop policies and practices that focus on the human being. Satisfaction implies accomplishment feelings and professional recognition, expressed by means of executing tasks and activities that are sufficiently challenging and meaningful to the job. The truth is that the adoption of a hotel management focused on quality requires changes in organization culture, requiring mainly motivation and satisfaction, which leads to efforts, dedication, persistence, and commitment. This work is intended to research satisfaction as a tool to achieve productivity and excellence in the performance of activities in hotel units of São Miguel. To achieve the aim of this work, a bibliographical research on Human Resource Management in Hospitality and Job Satisfaction. The inquisitive method was used based upon a written questionnaire aimed at obtaining data referring to satisfaction, motivation and criteria for quality tourism destination in the employees of the hotel units.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2330
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