Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2321
Título: O desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar : representações e práticas de estagiários
Autor: Marques, Paula Alexandra Teixeira Brêa
Orientador: Lima, Jorge Manuel Ávila de
Mira Leal, Susana
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Escrita
Formação de Professores
Leitura
Literacia Emergente
Supervisão Pedagógica
Emergent Literacy
Introduction to Reading and Writing
Pedagogical Supervision
Training of Teachers
Data de Defesa: 20-Set-2013
Citação: Marques, Paula Alexandra Teixeira Brêa – "O desenvolvimento da literacia emergente na educação pré-escolar : representações e práticas de estagiários". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XVII, 176, 35 p.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente estudo pretendeu analisar as representações de futuros educadores sobre a literacia emergente na educação pré-escolar, discutindo a relevância do desenvolvimento de estratégias formativas de natureza reflexiva para a consciencialização sobre as práticas utilizadas e sua eventual transformação. Com este estudo procurámos (1) entender como alunos do 1.º ano de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico equacionam a sua intervenção pedagógica no domínio da abordagem à leitura e à escrita na educação préescolar; (2) perceber como justificam as suas opções pedagógicas; (3) perceber as suas representações relativamente à formação obtida e às necessidades de formação; (4) descrever o funcionamento das sessões de trabalho e conhecer a dinâmica de relacionamento entre os diversos intervenientes, bem como, (5) conhecer a importância atribuída à reflexão em contexto de estágio. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter naturalista, interpretativo e descritivo. Como instrumentos de recolha de dados escolhemos o inquérito por entrevista e a análise documental, com a tarefa de se complementarem. Dos dez participantes envolvidos na pesquisa, dois foram selecionados para aprofundamento de questões relacionadas com as práticas através de uma investigação particularística. Fizemos uso do processo autoscópico pelo que, a partir de algumas aulas filmadas, analisámos os procedimentos destes dois estagiários em ação educativa no que se refere às atividades planificadas de desenvolvimento da abordagem à escrita e à leitura. Os resultados do estudo indicam que os formandos apresentam uma conceção da aprendizagem da leitura e da escrita como um processo de construção, em função do que aprenderam durante a formação. Do seu ponto de vista, a exploração de atividades de consciência fonológica é indispensável para que o percurso de apropriação da leitura e da escrita se faça com sucesso durante o processo de ensino-aprendizagem, reforçando a importância de criar contextos de formação inicial que os estimulem a serem reflexivos e críticos. O estudo contribui, assim, para a reflexão acerca das metodologias desenvolvidas durante a prática pedagógica em contexto de estágio, promovendo a prática da autoscopia como estratégia de supervisão centrada na reflexão. Sob o olhar dos formandos, ficamos convictos de que a prática da autoscopia contribui para uma formação mais eficaz, promovendo uma melhoria da prática letiva, na medida em que, por um lado, lhes permite confrontarem-se com o seu próprio trabalho e tomar consciência das suas possibilidades e limitações e, por outro lado, lhes permite questionarem-se sobre a prática, descobrindo os seus modos próprios de ação, no sentido de alcançar o seu enriquecimento pessoal e crescimento profissional.
ABSTRACT: The present study aimed to analyze the representations of future preschool teachers about emergent literacy in preschool language education, by discussing the importance of developing reflexive nature training strategies for the awareness on practices and their eventual modifications. This study is intended to (1) perceive how graduates on their first year of Masters in Preschool and Elementary Education equate their intervention in the field of pedagogical approach to reading and writing in preschool, (2) understand how they justify their pedagogical choices, (3) perceive their representations regarding the training received and their training needs, (4) describe how the teaching sections operate and to find out how the relationships among actors are established and, (5) recognize the importance attributed to reflection in practicum context. This is a qualitative, naturalist, interpretive and descriptive study. The data was compiled through a questionnaire with interview and document analysis, in order to complement one another. Of the ten participants involved in the study, two were selected to explore issues related to practice through particularistic research. We used the autoscopic process in some videotaped lessons, with the purpose to analyze the procedures of these two practitioners in educational setting, with regard to the activities planned to develop the reading and writing approach. The study results indicate that graduates have a conception on reading and writing as a process of construction, according to what they learned during training. From their point of view, the acquisition of reading and writing skills, to be successfully developed during teaching and learning process, depend upon phonological awareness activities, reinforcing the importance to create initial formation environments that encourage them to be reflective and critical. The study, thus contributes to the debate about the methodologies developed during the pedagogical training in the context of practicum, promoting the autoscopy approach as a supervisory strategy centered on reflection. Considering the trainees’ viewpoints, we believe that autoscopy practice contributes to more effective instruction, promotes better teaching practice, hence on one hand, allows them to confront themselves with their own work and be aware of their possibilities and limitations and, on the other hand, allows them to question themselves about the practice, discovering their own ways of action to achieve their personal enrichment and professional growth.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Infância e/ou Ensino Básico - 1º Ciclo).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2321
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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