Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2315
Título: A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio
Autor: Cabral, Marie Stephanie Moreira
Orientador: Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Ensino da Matemática
Matemática
Mathematical Education
Mathematical Processes
Data de Defesa: 1-Jul-2013
Citação: Cabral, Marie Stephanie Moreira – "A resolução de problemas como processo matemático promotor de aprendizagens : uma reflexão em contexto de estágio". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XV, 190 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento de Ciências da Educação da Universidade dos Açores, e apresenta uma reflexão sobre os estágios realizados no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se refletir sobre todo o processo de estágio, de forma a aprofundar o tema central deste relatório: A Resolução de Problemas como Processo Matemático Promotor de Aprendizagens. Concretamente, pretende-se estudar de que forma este processo matemático foi implementado nas atividades desenvolvidas e como essa implementação proporcionou aprendizagens nos alunos. Numa primeira parte, o documento contempla a visão geral do estágio e a sua contextualização, tentando apresentar as linhas orientadoras com base na teoria da especialidade. Esta parte não só apresenta a reflexão realizada à prática pedagógica como também aclara o contexto do estudo realizado. A segunda parte do relatório é dedicada ao estudo desenvolvido durante os estágios pedagógicos. Em primeiro lugar, apresenta-se uma revisão de literatura sobre a Resolução de Problemas e sobre alguns aspetos ligados ao processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Para compreender os trâmites seguidos na realização do estudo, descrevem-se os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados. Por último, são apresentadas as análises efetuadas aos dados empíricos, de ambos os estágios, e uma discussão dos resultados obtidos em jeito de conclusão. O percurso trilhado, que conduziu a este relatório, permitiu concluir que a metodologia de trabalho de projeto é uma via para pôr em prática a resolução de problemas e que esta permite, não só integrar áreas curriculares, como também desenvolver capacidades essenciais na resolução de problemas. Conjetura-se, também, sobre a importância da comunicação entre o educador/professor e as crianças e como esta pode ter implicações na forma de estar dos alunos dentro da sala de aula, apontando para a necessidade de se desenvolver, em conjunto, normas sociomatemáticas, de modo a permitir uma boa comunicação e, por sua vez, boas aprendizagens.
ABSTRACT: This report pertains to a Masters degree in Preschool and Elementary Education, conferred by the Department of Educational Sciences in the University of Azores and reflects on the internships carried out in both levels of education: Preschool and Elementary. It aims to reflect on the accomplishments of the internship in order to deepen the acquaintance with the theme of this report: Problem Solving as a Mathematical Process that Promotes Learning. Specifically it intends to study how this process was implemented in the mathematical activities and how its execution provided for the learning process in students. The first part of the document offers a integral vision and context of the internship, trying to present its course based on the theory of Educational Sciences. It reflects on the pedagogical approaches as well as the studies environment. The second part of the document presents the study that took place during the internships. There is a review of the literature about Problem Solving and some aspects of the mathematical learning process. To understand the procedures of the study, there is also a description of the instruments and methodological procedures used. It concludes with the analysis of the data and a discussion of the results obtained. The path that led to this report concluded that project methodology is a way to implement Problem Solving and it allows not only integrate curriculum areas, as well as develop essential skills in problem solving. A conjecture is also made about the communication between the educator/teacher and children and how this may have implications the classroom, pointing to the need to develop socio-math norms to allow good communication, and in turn good learning.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2315
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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