Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2314
Título: Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico
Autor: Cordeiro, Nélia Oliveira
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Alimentação Saudável
Actividade Física Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Data de Defesa: 25-Jun-2013
Citação: Cordeiro, Nélia Oliveira – "Hábitos de vida saudáveis e atividade física em contexto de educação Pré-Escolar e ensino do 1º ciclo do Ensino Básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XI, 116 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, pretende delinear, aprofundar e refletir as práticas essenciais ao desempenho profissional, desde a conceção, à ação pedagógica até à investigação educacional. Ao longo da sua elaboração apresentamos um aprofundamento da nossa temática, isto é, pretendemos realçar a importância da criança realizar uma alimentação saudável e uma prática de atividade física regular, no contexto da educação básica. É de salientar que optámos por recorrer a uma metodologia quantitativa e qualitativa, respetivamente através da aplicação de um inquérito, por questionário, aos encarregados de educação e às crianças intervenientes no estágio. Aprofundámos esta pesquisa com a realização de encontros reflexivos com a educadora e com a professora cooperantes. Os resultados deste estudo de caso permitiram-nos conhecer os hábitos alimentares e de prática de atividade física das crianças/alunos do nosso estágio, ficando assim a perceber o papel da família e da escola na promoção de hábitos de vida saudável. Podemos alegar que os encarregados de educação, as crianças, a educadora e a professora cooperantes consideram que os hábitos de vida saudáveis e a prática de atividade física regular são fundamentais para o desenvolvimento integral e global das crianças. Sendo este documento um espaço de reflexão, entre a teoria e a prática, serão relatadas e analisadas algumas das nossas experiências nas práticas pedagógicas, sobretudo as alusivas à temática do relatório que foram desenvolvidas nos dois contextos de estágio. Destacaremos alguns procedimentos relativos ao processo de estágio pedagógico, tais como, a observação, a planificação, a ação e a avaliação. Por fim, podemos eleger este documento como um momento de reflexão sobre um processo de formação, que será uma etapa única no nosso desenvolvimento profissional, muito enriquecedora a nível pessoal.
ABSTRACT: In this report we present a deepening of our topic, that is, we aim to emphasize the importance of a healthy diet and a regular physical activity for children the context of elementary education. We chose to use an approach that includes figures and quality appreciation based on a applying a survey questionnaire to parents and children involved in our training course. We deepened this research with the meetings hold with the kindergarden teacher and the elementary school teacher cooperating in the training course. The results of this case study enabled us to know the eating habits and physical activity of children/pupils in our training course and thus realize the role of family and school in promoting healthy lifestyle habits. We can argue that parents, children and the cooperating kindergarden teacher and elementary school teacher consider that healthy lifestyle habits and regular physical activity are essential for the global development of children. Being this report a reflection, based both on theory and practice, we will report and analyze our experience in teaching practice, particularly those activities related to the topic of the report that were developed in the two training course contexts. We will highlight some procedures related to the process of teaching practice, such as observation, planning, action and evaluation. Finally, we can choose this report as a moment of reflection on a training process, which is a single step in our professional development, a very rewarding one a personal level.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2314
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoNeliaOliveiraCordeiro2013.pdfDocumento Principal1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-NOC2013.pdfAnexos6,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.