Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2305
Título: O processo de ensino-aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo : o papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículo
Autor: Araújo, Daniela Pereira
Orientador: Castanho, Maria da Graça Borges
Palavras-chave: Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Leitura
Prática Pedagógica
Data de Defesa: 28-Jun-2013
Citação: Araújo, Daniela Pereira – "O processo de ensino-aprendizagem no pré-escolar e 1º ciclo : o papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículo". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. X, 149 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio resulta do processo formativo e das experiências pedagógicas realizadas no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II. Sendo o estágio um período, no decorrer do qual o futuro educador ou professor tem a oportunidade de pôr em prática os seus conhecimentos e ainda de se construir como profissional, esta é, sem dúvida, uma etapa fundamental na formação do estagiário. Na base deste trabalho, que tem como finalidade primeira descrever os momentos mais significativos do percurso do estagiário, existe uma temática que se constitui como um fio condutor comum às partes mais teóricas, percorrendo os momentos dedicados à prática e reflexão. Falamos das questões da leitura ao serviço da aquisição e/ou aprofundamento de conteúdos programáticos por parte da população estudantil com que interagimos. Dando cumprimento ao que nos propusemos fazer, organizamos este relatório em duas partes. A primeira diz respeito ao enquadramento teórico, dimensão própria das abordagens investigativas, que veio a revelar-se de grande pertinência para o nosso enriquecimento pessoal e profissional. Com base em autores da especialidade, fundamentamos diversas vertentes atinentes ao processo formativo, bem como questões sobre o ensino da leitura, na perspetiva da aquisição de conteúdos programáticos através do currículo, área do saber e da investigação considerada de grande relevância na formação global das crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo. A segunda parte refere-se às práticas educativas, propriamente ditas, desenvolvidas em ambos os níveis de ensino onde os estágios tiveram lugar. Depois da contextualização e descrição dos espaços onde a nossa intervenção decorreu e das características dos alunos com quem trabalhamos, procedemos à reflexão das atividades por nós descritas neste relatório, as quais, convém explicar, não comportam todas as ações por nós realizadas, quer estejamos a falar da questão da leitura ou de outros domínios e saberes trabalhados na sala de aula. Partindo do pressuposto de que a leitura assume um caráter transversal em todas as áreas curriculares e que é um dos domínios da língua que mais interfere no sucesso escolar dos alunos, este relatório, intitulado "O processo de ensino-aprendizagem no Pré-Escolar e 1º Ciclo: O papel da leitura no ensino de conteúdos através do currículo", tem como objetivo geral Compreender o papel dos textos ouvidos ou lidos na aquisição de conteúdos por parte das crianças que frequentam a pré-escola ou o 1º ciclo. A fim de garantirmos a consecução deste objetivo, elaboramos um conjunto de questões de partida que nortearam a nossa prática e análise dos dados que obtivemos, fruto da observação e da intervenção no terreno. As referidas questões de partida são as seguintes: 1) Será prática recorrente no Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico o uso de materiais escritos para exploração de conteúdos programáticos através do currículo? 2) Têm as salas de aula materiais escritos adequados que permitam a exploração de conteúdos através do currículo? 3) Que papel desempenham as bibliotecas e os Planos Nacional e Regional de Leitura no ensino de conteúdos através das diferentes áreas do saber? 4) Conseguirão as crianças aprender com maior facilidade os conteúdos quando a aprendizagem é complementada com textos diversificados? Os elementos recolhidos, através da abordagem investigativa por nós realizada, permitiram-nos concluir que, no Pré-Escolar, existe, efetivamente, uma preocupação, por parte da educadora, em recorrer a diferentes materiais de escrita para a exploração de determinados conteúdos curriculares e que a sala dispõe de um leque variado de materiais de escrita, aos quais as crianças e educadora podem recorrer. Dos vários materiais de escrita, selecionados para exploração em sala de aula, a educadora recorre com alguma frequência aos livros que são recomendados pelos Planos Nacional e Regional de Leitura. Relativamente à existência de uma biblioteca na sala, esta é encarada como uma área privilegiada pelas crianças, visto que é muito frequentada nos momentos de brincadeira livre. O mesmo não se verificou no 1º Ciclo, pois o facto de a sala não possuir uma biblioteca, impedia o contacto e manipulação de diferentes materiais de escrita, sendo o manual escolar o único material utilizado para a exploração dos conteúdos. Considerando todo o trabalho por nós desenvolvido, foi possível constatar que a aprendizagem se tornava mais interessante quando os conteúdos explorados se faziam acompanhar de textos diversificados. Com este trabalho, pretendemos chamar a atenção para a necessidade e o potencial de educadores e docentes colocarem a leitura de textos de variados géneros ao serviço das diferentes áreas curriculares, contribuindo para uma melhor aquisição e consolidação de conhecimentos junto da população estudantil.
ABSTRACT: The present report is the result of the professional development process and of pedagogical experiences implemented in pre-school and elementary school contexts, integrated in the university courses of Prática Educativa Supervisionada I and II. Since the practicum we have done has became a very important period to put into pratice the knowledge we obtained at the University and to become a professional in education, this was a very important step in our personal growth. This report aims to presenting and reflecting on the work done during our practicum and to deepen a topic concerning reading across the curriculum. Following these objectives, we organized this report under two parts. The first one has to do with the revision of literature, a research dimension that ended up being of great importance for our personal and professional improvement. Based on previous researches, we focused on different aspects of our professional development experience, as well as issues related to reading across the curriculum. The second part stresses the educational practices that we developed in schools. After contextualizing the settings where our practicum took, we made a description of students and their families. Since teachers need to be reflective, besides descriptions and data presentation we reflect on the activities mentioned in this report. It is important to remind that the issues referred in this report do not cover all our interventions and activities developed with students. Considering that reading is a transdisciplinary area and it is a skill that more interfere with the academic success of students, this report named "The teaching-learning process in Pre-School and Elementary School: The role of Reading across the Curriculum", aims to understanding the importance of texts in the acquisition of contents by pre-schoolers and elementary students. In order to obtain information on these issues, we organized a set of research questions that oriented our work as educator and as a researcher: 1) Do schools use texts to explore contents across the curriculum? 2) Do schools have adequate materials to explore contents across the curriculum? 3) What role is played by libraries and National and Regional Reading Reports in the teaching of contents across the curriculum? 4) Do the reading of diverse texts improve children's understanding of contents from different areas? The data we collected allowed us to conclude that in Pre-School there is great motivation to get reading materials to explore different contents and to bring into the classroom a lot of materials that can be used by the educator and children. Pre-school teachers usually get information on books and reading strategies from the National Reading Report, available in the internet. Concerning the existence of a library at the classroom, this issue is of utmost importance for teachers and children. The regular use of this space shows how important it is for children during their free time. The same does not happen in the Elementary school where there are no books available, so students do not have a chance to browse or read children books or other reading materials. The textbook was the only reading material the teacher used. Having in mind the work we developed during our practicum, it is relevant to mention that students feel more confortable and knowledgable when the teacher complements the teaching of contents with texts. This report shows clearly how important it is for teachers to offer diverse reading materials when exploring contents. This approach guarantees a better acquisition, understanding and memorization of knowledge among students.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2305
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