Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2304
Título: A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Teves, Joana Costa
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Jogos
Prática Pedagógica
Data de Defesa: 26-Jun-2013
Citação: Teves, Joana Costa – "A atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. 105 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio abarca toda a minha experiência e todo o trabalho desenvolvido no âmbito do estágio na educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo. No primeiro capítulo deste trabalho, refiro alguns aspetos referentes à educação, ao professor em formação e as tarefas inerentes à sua profissão e, ainda, à nossa experiência aquando do estágio pedagógico. O segundo capítulo contempla uma fundamentação teórica do tema selecionado, a atividade lúdica em contexto de estágio na educação pré-escolar e no ensino do primeiro ciclo, a sua pertinência no desenvolvimento da criança, bem como os seus benefícios na educação. Assim, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Nos capítulos três e quatro é realizada uma análise e reflexão, de acordo com a temática selecionada e atividades desenvolvidas no decorrer dos estágios. Assim, no capítulo cinco, concluí ser pertinente, averiguar a opinião de estagiários que recorreram ao jogo, aquando das suas práticas pedagógicas, e de alunos que praticaram estes jogos no nosso estágio, sobre a aplicação dos mesmos em contexto de sala de aula. Com base nos resultados apurados do estudo, concluí que os nossos entrevistados concordam e incentivam a implementação de jogos em contexto de aula. Estes afirmaram que o jogo contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social da criança e que, além de ser uma atividade privilegiada pelos alunos, é muito flexível e pode ser aplicado aos dois níveis de ensino - pré-escolar e primeiro ciclo. Por outro lado, os alunos do 3.º ano, com quem implementamos a atividade, mostraram-se satisfeitos com este modelo de aprendizagem promovido através pelo jogo.
RÉSUMÉ: Ce rapport de stage contient toute mon expérience et tout le travail développé dans le stage en maternelle et en primaire. Dans le premier chapitre de ce travail, je fais référence à quelques aspects liés à l’éducation, au professeur en formation et aux taches reliées à sa profession et, en plus, à notre expérience au moment du stage pédagogique. Le deuxième chapitre contemple un fondement théorique du thème sélectionné, l’activité ludique en maternelle et en primaire, son importance dans le développement de l’enfant aussi bien que ses bénéfices dans l’éducation. Dans les troisième et quatrième chapitres est une analyse et une réflexion, selon la thématique sélectionnée et les activités développées au cours du stage. De cette façon, dans le chapitre cinq, je suis arrivée à la conclusion que ce serait pertinent savoir l’opinion des stagiaires, qui ont utilisé les jeux, pendant ses pratiques pédagogiques, et des élèves qui les ont joués, sur l’application des ceux en contexte de cours. D’après les résultats de l’étude, je suis arrivée à la conclusion que les interviewés sont d’accord et ils ont encouragé la mise en œuvre de jeux dans le contexte de la classe. Ils ont dit que le jeu contribue pour le développement moteur, cognitif, affectif et social de l’enfant et qui, en plus d'être une activité privilégiée par les étudiants, est très flexible et peut être appliqué aux deux niveaux d'enseignement - maternel et primaire. D'autre part, les élèves du cours moyen1, où a été implémentée l'activité, ont été satisfaits de ce modèle d'apprentissage promu par le jeu.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2304
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJoanaCostaTeves2013.pdfDocumento Principal994,77 kBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-JCT2013.pdfAnexos8,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.