Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2302
Título: A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos
Autor: Raposo, Joana Margarida Melo
Orientador: Dinis, Raquel
Palavras-chave: Currículo
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Recursos Didáticos
Data de Defesa: 28-Jun-2013
Citação: Raposo, Joana Margarida Melo – "A integração curricular na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico : exploração do potencial dos recursos didáticos". [Ponta Delgada] : Universidade dos Açores. 2013. IX, 127 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio pretende relatar os momentos de prática, vivenciados na educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, no âmbito das disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I e II, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo do documento foi feita uma retrospetiva às opções tomadas e ao trabalho efetuado, dando a conhecer um processo de aprendizagem vivenciado. A análise e reflexão sobre o percurso formativo apresentado implicou o aprofundamento, a partir de bibliografia da especialidade, das questões inerentes aos processos de formação de educadores/professores, com particular ênfase no período de formação inicial compreendido pelo estágio e às componentes que estiveram na base de todos os momentos de prática educativa, entre eles: a observação, o projeto formativo, a planificação, as avaliações e as reflexões, todas elas essenciais e intrínsecas à profissão docente. Tendo como problemática de aprofundamento a Integração Curricular na Educação pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico, neste relatório propusemo-nos explorar o potencial dos recursos didáticos para a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos, visando aprofundar a reflexão sobre a importância destes na promoção da integração curricular, nas suas múltiplas vertentes. A análise efetuada ao trabalho desenvolvido indicia que a utilização de recursos didáticos adequados pode promover, a diversos níveis, a organização articulada e relacional das aprendizagens das crianças/alunos. Contudo, importa que os educadores/professores estejam despertos para a necessidade de a seleção, a conceção e a exploração de tais recursos ser pensada, intencional, planificada e refletida, atendendo nomeadamente, às necessidades e caraterísticas do grupo de crianças/alunos. Neste contexto, consideramos que os recursos didáticos podem constituir uma mais-valia significativa, devendo ser valorizados e privilegiados como forma de promover experiências de aprendizagem integradoras.
ABSTRACT: This teacher training report intends to report the moments of practice, experienced in pre-school and 1st cycle of basic education, within the disciplines of Supervised Educational Practice I and II, at the Masters in Preschool Education and Teaching 1. º Elementary School. Throughout the document was made a retrospective of the choices made and the work done, presenting a learning process experienced. The analysis and reflection on the training path presented demanded deepening from specialty literature, the issues inherent to the training of educators/teachers, with particular emphasis on the period of initial formation that contains teacher training and the parts that were in the basis of all moments of educational practice, including: observation, training project, planning, evaluations and reflections, all of them essential and intrinsic to the teaching profession. Having the purpose to deepening the Curriculum Integration in Education pre-school and 1st cycle of basic education, in this report we set out to explore the potential of teaching resources for the articulated and relational organization of the learning of the children/students, to deepen the reflection on their importance in promoting curricular integration, in its multiple facets. The analysis carried out at the work suggests that the use of appropriate teaching resources can promote, at various levels, the articulated and relational organization of learning of children/students. However, it is important that educators/teachers are awakened to the need for the selection, design and operation of these resources to be designed, intentional, planned and reflected, attending particularly, to the needs and characteristics of the group of children/students. In this context, we consider the didactic materials can constitute a significant value and should be valued and privileged in order to promote integrative learning experiences.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2302
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

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