Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2300
Título: Contributos da atividade física em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
Autor: Santos, Emanuel Jorge da Silva
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Actividade Física Escolar
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Prática Educativa
Education
Healthy Lifestyle Habits
Teaching Practice
Data de Defesa: 20-Jun-2013
Citação: Santos, Emanuel Jorge da Silva – "Contributos da atividade física em contexto de educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. XII, 124 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: Este relatório de estágio surge no âmbito de Práticas Educativas Supervisionadas I e de Práticas Educativas Supervisionadas II, lecionadas no 2.º e 3.º semestre, respetivamente, do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e tem como principal finalidade realçar os contributos da atividade física no desenvolvimento global das crianças. Este documento pretende ser então uma descrição refletida e fundamentada sobre todo o processo de estágio, bem como de algumas experiências por mim vivenciadas aquando das mesmas práticas. De salientar que, as práticas foram desenvolvidas segundo algumas dinâmicas essenciais, sendo estas: a observação, a planificação, a ação e a avaliação. Todas estas dinâmicas foram-nos extremamente indispensáveis, pois tornou-nos profissionais mais reflexivos e críticos. Sendo um documento de natureza teórico-prática serão apresentados fundamentos sobre os quais se apoiaram as práticas do estagiário; relatos da prática pedagógica; um trabalho de revisão de literatura; bem como uma análise e reflexão sobre a opinião de alguns educadores/professores e pais/encarregados de educação, acerca da importância da atividade física na educação em crianças em idade pré-escolar e escolar.
ABSTRACT: This internship report takes place after the work developed in the following subjects: "Práticas Educativas Supervisionadas I" (Supervised Educational Practices I) and "Práticas Educativas Supervisionadas II" (Supervised Educational Practices I), both lectured on the 2nd and 3rd semester, respectively, of the Master’s Degree in "Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico" (Kindergarten through fourth grade Education) and its main purpose is to enhance the contribution of physical activity in children's overall development. This document intents to be a reflected and fundamented description about the whole process of internship and some experiences that I had during it. It is important to say that the practices that I developed followed some essential dynamics, such as: observation, planning, action and evaluation. All of these dynamics where extremely important because they turned me into a more reflexive and critical professional. As a document of theoretical and practical nature, there will be presented fundaments upon which the intern practices have supported themselves: reports of pedagogical practice, a work of literature review, as well as an analysis and reflection on the opinion of some educators/teachers and parents/guardians about the importance of physical activity in the education of children in preschool and school.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2300
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoEmanuelJorgeSilvaSantos2013.pdfDocumento Principal2,02 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-EJSS2013.pdfAnexos1,68 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.