Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2298
Título: Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico
Autor: Martins, Joana Margarida Macedo
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Expressão Dramática
Expressão Físico-Motora
Expressão Plástica
Expressão Musical
Prática Educativa
Data de Defesa: 26-Jun-2013
Citação: Martins, Joana Margarida Macedo – "Explorar o ensino das expressões nas práticas educativas em educação básica : uma abordagem em contexto do estágio pedagógico". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. III, 105 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio reporta-se às práticas desenvolvidas no estágio no âmbito da Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este documento representa, pois, o culminar do trabalho realizado ao longo dos dois momentos de estágio (em contexto do Pré-Escolar e em contexto do 1.º Ciclo) e procura descrever e refletir o processo de ensino-aprendizagem subjacente às intervenções desenvolvidas. Ao longo deste trabalho, expressam-se questões relacionadas com a teoria e a prática curricular, nas quais se analisa e se reflete sobre as práticas pedagógicas e as opções tomadas, principalmente, no que diz respeito às áreas das Expressões, mobilizando dados das práticas de ensino e das situações educativas com a literatura da especialidade. A escolha desta temática deveu-se ao facto de as áreas das Expressões serem verdadeiramente potenciadoras de oportunidades de a criança se expressar e comunicar através de várias formas/meios. Acrescenta-se, ainda, que se decidiu enveredar pelo aprofundamento dessa temática, uma vez que esta se revela uma área plenamente integradora em termos curriculares, dado que é possível interligar as Expressões, articulando-as com vários conteúdos e domínios e, deste modo, potenciando experiências de ensino-aprendizagem completas com vista ao desenvolvimento integral da criança. Neste sentido, contámos com testemunhos de educadores e professores sobre o ensino das Expressões, na escola atual. Infelizmente, estas áreas continuam a ser deixadas para “segundo plano”, pelos profissionais de educação, principalmente, os professores do 1.º Ciclo. Deste modo, averiguámos a importância que os docentes ministram a estas áreas, através de entrevistas. Além disso, foi, também, nosso intento perceber a importância das Expressões, enquanto meio para a criança se expressar e comunicar com o outro, e compreender as influências do espaço no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento das situações educativas. De uma maneira geral, o presente trabalho procura descrever, analisar e refletir as opções tomadas no processo de ensino-aprendizagem, com principal incidência no desenvolvimento das áreas das Expressões, refletindo as experiências enriquecedoras, tanto a nível pessoal como académico, vivenciadas pela estagiária.
ABSTRACT: This Teaching Practice report refers to the practices developed under the Educational Supervised Practice I and II, integrated in Pre-school Education and Elementary School Education Master Degree. This document represents the culmination of the work done during the two moments of Supervised Practice in pre-school and elementary school levels, and describes and reflects upon the teaching-learning process underlying the activities carried out. Throughout this work, issues concerning the theory of and curricular practice itself are expressed. We analyze and reflect upon the pedagogical practices and the choices made, especially, in relation to the areas of Expressions by mobilizing data from teaching practices and educational situations with readings from publications in this field of expertise. The choice for this theme was made on the knowledge that the Expressions truly represent ample opportunities for children to express and communicate through various ways/means. Furthermore, we decided to deepen this theme because it is an area fully integrated in curricular terms. You can connect the Expressions amongst themselves by linking them with various contents and domains and, thus, enhance the teaching-learning process with complete experiences which promote the integral development of the child. In this sense, we relied on the testimony given by educators and teachers on how the Expressions are currently being taught in school. Unfortunately, these areas continue to be pushed into second place, by educators, especially elementary teachers. We verified the importance teachers give to these areas through the interviews carried out. It was also our intention to verify the importance of the Expressions as a mean for children to express themselves and communicate with each other, and to understand in what way the surroundings/where the activities take place may influence the teaching-learning process and the development of educational situations. In general, this work seeks to describe, analyze and reflect upon the choices made in the teaching-learning process, focusing mainly on the development of the Expressions, and bringing forth the enriching experiences experienced by the trainee, both on a personal and academic level.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2298
Aparece nas colecções:DCE - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoJoanaMargaridaMacedoMartins2013.pdfDocumento Principal1,35 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-JMMM2013.pdfAnexos5,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.