Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/2297
Título: As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem
Autor: Raposo, Pamela Oliveira
Orientador: Condessa, Isabel
Palavras-chave: Dança
Educação Pré-Escolar
Ensino Básico (1º Ciclo)
Data de Defesa: 21-Jun-2013
Citação: Raposo, Pamela Oliveira – "As atividades rítmicas expressivas como meio de aprendizagem". Ponta Delgada : Universidade dos Açores. 2013. VII, 118 f.. Dissertação de Mestrado.
Resumo: O presente relatório de estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tem como objetivo destacar as potencialidades das atividades rítmicas expressivas (nomeadamente, da dança) no desenvolvimento global da criança. Com a realização deste documento, pretendeu-se conhecer e desenvolver os contributos da expressão motora no desenvolvimento da criança nos contextos pré-escolar e escolar, nomeadamente das atividades rítmicas expressivas. Também se pretendeu analisar as potencialidades da dança, como um meio facilitador e motivador da aprendizagem efetuada pelas crianças. Visto este trabalho ser de natureza teórico-prática, serão desenvolvidas questões relacionadas com a formação inicial de educadores/ professores e com as atividades rítmicas expressivas, bem como apresentados relatos de experiências de práticas - referentes à temática do relatório - e a sua análise reflexiva. É de referir que os estágios, tanto no pré-escolar, como no 1.º ciclo do ensino básico, foram o começo do meu crescimento enquanto futura educadora/ professora. A temática que desenvolvi teve, como se pode verificar ao longo deste documento, resultados positivos para as crianças/ alunos e para mim, na medida em que o processo de ensino e aprendizagem foi desenvolvido de uma forma lúdica e motivadora, com dinâmicas de trabalho que captaram a atenção das crianças/ alunos.
ABSTRACT: This internship report, developed under the Masters in Preschool Education and Teaching 1.st Cycle, aims to highlight the potential of expressive rhythmic activities (eg, dance) in the overall development of the child. With the implementation of this document, we sought to understand and develop the contributions of motor expression in child development in contexts preschool and school, particularly the expressive rhythmic activities. We also wished to examine the potential of dance as a means of learning facilitator and motivator performed by children. Since this work is theoretical-practical, will be developed issues with the initial training of educators/ teachers and the expressive rhythmic activities, and submitted reports of practical experiences - relating to the theme of the report - and its reflective analysis. It should be noted that the stages in both the preschool, as in 1.st cycle of basic education, were the beginning of my growth as a future educator/ teacher. The theme that had developed, as can be seen throughout this document positive outcomes for children/ students and for me, in that the process of teaching and learning was developed in a playful and motivating, with dynamic job captured the attention of children/ students.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Relatório de Estágio).
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/2297
Aparece nas colecções:DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DissertMestradoPamelaOliveiraRaposo2013.pdfDocumento Principal81,83 MBAdobe PDFVer/Abrir
DissertMestrado-ANEXOS-POR2013.pdfAnexos3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.